segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto 150 anos do município de Itapajé

Este projeto foi desenvolvido pela Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias para comemorar e fazer um resgate histórico sobre o município de Itapajé, de forma interdisciplinar.

PROJETO SOBRE OS 150 ANOS DE ITAPAJÉ
Esta postagem atende a uma atividade do curso "Gestão e Avaliação da Educação Pública", na disciplina de "Gestão do Currículo".

E.E.M. MONSENHOR CATÃO PORFIRIO SAMPAIOATIVIDADE DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E LINGUA PORTUGUESA.
“ Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca...”
Eric Hobsbawm.

01 - TITULOITAPAJÉ 150 ANOS... NA ESCOLA
02 - JUSTIFICATIVA
Não é raro os alunos questionarem: por quê estudamos história? Qual a relação entre nossas vidas e os acontecimentos passados e distantes retratados nos livros de história?Com esses questionamentos percebemos a necessidade de ensinar história de modo que o aluno se sinta parte dela e principalmente se perceba como sujeito histórico.Compreendemos que através do estudo da história local o aluno pode desenvolver mais facilmente habilidades como: analisar, compreender, comparar, dentre outras habilidades extremamente importantes no estudo de história.Além de compreender conceitos como cultura, ideologia, identidade,estruturas sociais e relações de poder da história local.
A história local permite ao aluno, por exemplo, identificar as relações de poder ao estudar o conteúdo de Brasil Republicano e ao analisar histórias sobre os chefes políticos locais. Compreender que carnaval e futebol não sintetizam a identidade e a cultura nacional, mas essas múltiplas manifestações culturais também estão presentes na festa de padroeiro e na quadrilha de sua comunidade.
Em virtude das comemorações do 150º aniversário da cidade de Itapajé, acreditamos ser esse momento propício ao estudo, debate e discussão sobre a história de nossa cidade. Sendo esse conhecimento da história local de relevante importância.Pois a partir do momento em que o aluno desenvolve os conceitos e habilidades citados anteriormente, ele encontra sentido no estudo da história, resultando em uma aprendizagem eficaz da disciplina.

03 - PERÍODO DE EXECUÇÃO

01 a 03 de julho. Sala multifuncional
04 - OBJETIVOS
GeralConhecer a história local. Analisar o passado da cidade para compreender a cultura e identidade dos habitantes. Identificar costumes, conhecer o modo de vida, as relações de trabalho as dificuldades do cotidiano dentre outros aspectos da história do município.

Específicos
Analisar acontecimentos importantes;
Compreender o cotidiano dos moradores mais antigos, as relações de trabalho, a religiosidade e as relações de poder;
Compreender como era a sociedade itapajeense em décadas passadas, que mudanças ocorreram na cidade ao longo dos anos;
Refletir sobre as tecnologias usadas pelos moradores de gerações passadas e comparar com as que são utilizadas hoje.

05 – METODOLOGIACiclo de estudos através de fóruns e mesas redondas, com apresentação de trabalhos, livros e pesquisas monográficas que abordam aspectos da história do município por estudantes de história, professores ou memorialistas que pesquisam sobre a história local.

06 - RECURSOSCadernos, canetas;Câmera fotográfica;Caixa de som amplificada;
Microfone;Data show.
07 - CONVIDADOS/ TEMAS ABORDADOS

Nayra Michele- O caso Júlio Pinheiro.
Claudenizia – A chegada da luz elétrica na cidade
Paulo Mateus- mulheres e cotidiano
Patrícia Braga- Patrimônio histórico do município.
Ricardo Carneiro- história da cidade.
Carlos Augusto- libertação dos escravos
Cíntia Vasconcelos- indígenas da região.
Luciana Albano- a década de 40 em Itapajé.
Georgea – O Moreira.
Fabiana- Origem dos cemitérios e cruzes na estrada.

08 – AVALIAÇÃO

Tudo servirá de avaliação, isto é desde o comportamento dos alunos nos fóruns e mesas redondas realizadas até a sua participação, anotações e interesse pelos temas apresentados.


Postagem feita pela Professora Nayra Michele

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROJETO PARA UMA AULA-PASSEIO NO PARQUE BOTANICO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CEARÁ

Essa postagem atende a uma atividade do curso "Gestão e Avaliação da Educação Pública", na disciplina de "Gestão do Currículo".

E.E.M. MONSENHOR CATÃO PORFIRIO SAMPAIO
ATIVIDADE DE BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMATICA E LINGUA PORTUGUESA.
PROFESSORA: KILVIA RAQUEL FERREIRA VASCONCELOS TABOSA
TURMAS: 2º ANO A, C e D














01- TITULO:


Aula Passeio no Parque Botânico de São Gonçalo do Amarante – Ceará

02- JUSTIFICATIVA:

A necessidade dos alunos relacionarem os conteúdos afins trabalhados em sala de aula, nas disciplinas de geografia, biologia e historia à realidade ecológica local, faz-se necessário levá-los a ter um contato direto com o meio afim de que possam compreender a interdependência dos componentes ambientais, valorizar e preservar o mesmo.

03- OBJETIVOS GERAIS:

Reconhecer a biodiversidade brasileira identificando a flora nacional e perceber a interdependência existente entre os componentes do meio ambiente.

Compreender a importância de se preservar o meio ambiente para manter o equilíbrio ecológico e assim favorecer a preservação da biodiversidade brasileira e reconhecer que o mau uso do meio pode causar danos irreparáveis à natureza e ao próprio homem.

04- OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Pesquisar o processo de formação do parque botânico de são Gonçalo do Amarante distinguindo a sua fundação e a importância sócio-cultural para a população do Ceará.

Verificar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada bem como características e hábitos alimentares;

Reconhecer o habitat natural de cada espécie observada associando-as com as regiões brasileiras;

Relacionar as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida;

Desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente tendo em vista que a sua própria vida está relacionada à preservação da natureza;

Compreender a importância do parque para a ação e reação do homem com a natureza;

Localizar no tempo o processo de mudanças estruturais feitas no parque;

05- METODOLOGIA:

Formar grupos de 10 alunos para que se possa fazer a visitação de forma organizada e dividir as responsabilidades entre os professores acompanhantes;

Entrevistar o administrador do parque sobre o histórico do Parque Botânico e sua importância para a sociedade cearense;

Entrevistar funcionários administrativos para ter acesso às informações sobre a fundação e mudanças realizadas no parque;

Pesquisar sobre a estrutura e funcionamento de outros parques;

Os alunos irão observar cada setor do Parque Botânico e anotar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada, bem como a região de origem.

Identificar os vegetais observados e relacioná-los ao ecossistema a que pertencem;

Reconhecer a interdependência das espécies para a manutenção da cadeia alimentar e a interrelação com os demais componentes da natureza;

Formar equipes para produzir material para exposição sobre a pesquisa realizada no parque Botânico ( na escola);

Realizar exposição do material produzido, no pátio da escola;

06- RECURSOS:

Bloco para anotações, canetas;
Câmera fotográfica;
Gravador;
Ônibus;
Sala de informática com internet e impressora;
Cartolina, papel madeira, cola, tesoura, pinceis;
Papel chamex
Dinheiro para revelar fotos;
Material para maquetes
Data show;

07- AVALIAÇÃO:

Equipe “A” – Pesquisar na internet, utilizando o Google (www.google.com.br), o modo de vida das plantas identificadas que são pertencentes a região nordeste e produzir cartazes;

Equipe “B” – Construir um mural com fotos e textos (produzidos pelos componentes da equipe) sobre o histórico do Parque Botânico.

Equipe “C” – Criar maquetes e/ou portfólios sobre a vegetação identificada reproduzindo o ecossistema a que pertencem.

Equipe “D” – Escrever poemas e parodias sobre a importância de se desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para a preservação das espécies;

Equipe “E” – Pesquisar nos site do IBAMA ( www.ibama.gov.br) a Campanha Nacional de Proteção à Fauna Brasileira). Elaborar um folden divulgando esta campanha e distribuir entre a comunidade escolar durante a exposição dos trabalhos;

Equipe “F” – Expor entrevista sobre a fundação, mudanças e importância social do Parque;

Equipe “G” – Pesquisar em revistas ou na internet, na página do Google, sobre a estrutura e funcionamento de outros parques e comparar com o Botânico.
Fazer uma feira ecológica no pátio da escola para divulgar os trabalhos para toda a comunidade escolar.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Projeto Semana da Alimentação

Essa postagem atende a uma atividade do curso "Gestão e Avaliação da Educação Pública", na disciplina de "Gestão do Currículo".


PROJETO SEMANA DA ALIMENTAÇÃO
ÁREA: INTERDICIPLINAR

Período

Um mês.

Público alvo

Alunos do ensino médio.

Objetivo geral

Divulgar a existência da Semana da Alimentação como data nacionalmente comemorada e proporcionar uma mudança de hábitos alimentares no adolescente e, indiretamente, nas famílias às quais pertencem.

Objetivos específicos

Sensibilizar os alunos quanto à necessidade de uma boa alimentação para uma vida saudável.
Alertar quanto aos prejuízos de uma má alimentação.
Promover, mediante pesquisas estatísticas, a conscientização dos jovens e, indiretamente, das famílias, sobre as consequências de maus hábitos alimentares.
Desenvolver nos adolescentes o senso crítico mediante informações quanto ao significado de termos como light, diet, calorias, entre outros.
Incentivar a prática da pesquisa, interpretação e produção textual.

Metodologia e desenvolvimento

Cada professor utilizará mecanismos específicos por série (que sejam pertinentes ao currículo) para desenvolver o projeto na respectiva disciplina conforme consta a seguir:
Física: Expor o conceito de caloria e como se determina (fórmula, constantes físicas e etc).
Biologia: Responder aos seguintes questionamentos: O que determina um alimento ser diet ou light? Qual a função da caloria no organismo humano, para que serve? O que são alimentos calóricos? Os alimentos são digeridos e armazenados em nosso corpo?
Química: Explanar em sala de aula quais substâncias são produzidas nas ações dos ácidos nucléicos sobre os alimentos que ingerimos.
Matemática: Realizar uma pesquisa estatística sobre os hábitos alimentares dos alunos. A quantidade de calorias consumidas e a energia que gastam nas atividades realizadas durante o dia (ou na semana)?
Língua Portuguesa: Confecção de cartazes após leitura de textos diferentes sobre alimentação saudável. Realização de passeio, tipo piquenique nas serras locais. Seminário sobre cardápio ideal para: hipertensos, diabéticos, gestantes, estudantes em véspera de concurso, esportistas e crianças.
Educação Física: Cartaz com os dez passos para uma alimentação saudável, distribuição de cartões sobre o benefício das frutas e amigo secreto com frutas.

Culminância

Será feita mediante debates e exposição de cartazes, produções textuais, seminários, gráficos, pesquisas entre outros na última semana do mês.

Avaliação

Todas as atividades desenvolvidas em sala de aula ou fora dela servirão para que os alunos sejam avaliados, já que o projeto os envolve de maneira direta nas disciplinas.
De forma menos metódica, durante o período e após ele, serão observadas as mudanças significativas nos hábitos alimentares dos jovens.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto SPE 2009

Projeto desenvolvido com todos os alunos da Escola Monsenhor Catão, era o antigo projeto "Amor à Vida", que já trabalhávamos na escola e que agora recebe um novo nome, e é desenvolvido em todas as escolas munipais e estaduais de forma interdisciplinar.


E. E. M. MONSENHOR CATÃO P. SAMPAIO

Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE

ITAPAJÉ-CE

2009

PERÍODO

De Setembro a Dezembro de 2009

PÚBLICO-ALVO

Alunos do Ensino Médio

JUSTIFICATIVA

As tradições acumuladas no antigo modelo de saúde escolar constituíram-se, frequentemente, em práticas de negociação de tarefas e custos, assim como em fonte de conflitos quanto às responsabilidades dos atores envolvidos. Como resultado, a escola vê-se hoje como depositária de inúmeras demandas sociais relativas às amplas parcelas da população e como cenárias quase exclusivas de acolhimento de crianças, adolescentes e jovens.

A abrangência e complexidade dos desafios a serem enfrentados vêm mostrando um novo caminho: o da articulação de políticas para valorizar as contribuições setoriais possíveis e necessárias, assim como a participação da sociedade civil, de forma que esse amálgama de capacidades, recursos e responsabilidades possa produzir transformações mais efetivas nas condições geradoras de vulnerabilidade das populações jovens.

Elementos da saúde e da educação estão presentes durante todo o desenvolvimento humano de maneira muito expressiva. São importantes no desenvolvimento biopsicossocial e na formação dos sujeitos sociais e políticos. As ações setoriais nesses campos têm mútuas repercussões e, assim sendo, a construção de políticas públicas integradas é condição indispensável para atualizar e renovar, de forma permanente, os significados fundamentais da educação e da saúde.

Nesse contexto a escola sente a necessidade de oferecer uma educação voltada à sensibilização dos educandos sobre a importância da prevenção como medida eficaz para minimizar a suscetibilidade dos adolescentes aos diversificados agravos à saúde.

OBJETIVO GERAL

Construir uma escola mais justa e solidária, compromissada com as várias funções sociais e políticas que ela deve assumir junto à sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Construir espaços de diálogos entre adolescentes, jovens, professores, profissionais de saúde e comunidade, visando ações além da dimensão cognitiva.

Propiciar condições para que os alunos possam explorar as distinções entre sexo e gênero reconhecendo as dimensões históricas e culturais desses conceitos.

Estimular a identificação das dimensões biológicas, afetivas e socioculturais das expressões da sexualidade na vida pessoal e social.

Sensibilizar os educandos sobre a importância do conhecimento no desenvolvimento de uma cultura preventiva e promoção da saúde.

Oferecer elementos para o conhecimento e a utilização do referencial da vulnerabilidade aplicado à prevenção de DST/AIDS.

Constituir uma rede integrada saúde-educação para colaborar na redução dos agravos à saúde da população jovem.

Subsidiar informações, propiciando reflexão e trocas de experiências sobre as drogas psicotrópicas e sobre a situação dos adolescentes e jovens que vivem no território, com relação ao uso de drogas.

Fomentar a participação juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores da realidade.

METODOLOGIA

No primeiro momento participaremos dos encontros mensais em parceria com a rede municipal para vivenciar as temáticas a serem trabalhadas na escola no determinado período.

Em seguida, socializar com o corpo docente da escola, nos planejamentos coletivos, as vivências e os materiais referentes ao tema a ser trabalhado, definindo como será feita a sensibilização junto aos educandos.

Criar um grupo de trabalho que envolva alunos, pais, professores e gestores para acompanhar e protagonizar o projeto dentro da escola.

Oferecer palestras interativas, depoimentos, materiais audiovisuais e concretos que abordem os temas que estejam sendo trabalhados no momento.

Desenvolver parcerias com a rede municipal, entidades filantrópicas e particulares com o objetivo de amenizar os problemas biopsicossociais pelos quais são acometidos os nossos alunos.

Expor para comunidade escolar através de peças teatrais, produções textuais, cartazes, panfletos, entrevistas, modelos estatísticos e outros, os resultados oriundos dos trabalhados desenvolvidos em sala de aula.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita pela observação dos trabalhos desenvolvidos na escola, pela participação e envolvimento dos alunos, professores e comunidade.

Pesquisa de satisfação junto aos alunos dos impactos ocasionados em suas vidas com a implantação do projeto na escola.

postado pela professora Roselinda F. Firmeza


RELATORIO DA VISITA DO PROFESSOR PEDRO HENRIQUE – ORIENTADOR DA 2ª CREDE

































A Escola Monsenhor Catão teve a grata satisfação de receber, dia 19 de Novembro, a visita do Professor Pedro Henrique, orientador da 2ª CREDE, que teve como objetivo a divulgação oficial dos alunos de nossa Escola, destaques do SPAECE de 2008. Na ocasião a escola pensou uma pequena solenidade que pudesse recebê-lo de forma carinhosa ao mesmo tempo que, reunido todo o turno da tarde, pudéssemos também fazer novamente uma divulgação mais ampla dos resultados do SPAECE e na oportunidade motivar a todos a participarem de forma precisa das provas de 2009. Contamos com a presença de muitos Professores da Escola, funcionários, regentes dos ambientes de aprendizagem, os coordenadores e diretor, assim como nove dos dez alunos homenageados. Na ocasião o Professor Pedro Henrique fez uso da palavra para dirigir aos alunos uma mensagem de incentivo à participação nas provas dos dias 26, 27 e 28 de Novembro , assim como “reclamou” dos resultados do ano anterior. Teve uma feliz iniciativa de entregar aos alunos um certificado de honra ao mérito o que os deixou cada vez mais felizes, motivados e envaidecidos. Por estarmos vivenciando a semana da consciência negra, onde desenvolvemos diferentes atividades, convidamos um grupo de dança da escola para apresentarem um número artístico “ maculelê” e convidamos também uma outra aluna – Hillary – 1º ano “F” – turno manhã – que também demonstrou um pouco de seu talento tocando e cantando duas musicas de sua autoria o que tornou o momento mais descontraído e festivo. O Diretor, Professor Alexsandro agradeceu a presença do Coordenador da 2ª CREDE, parabenizou os alunos e deu o momento por encerrado. Ficamos muito felizes com a presença de todos, de modo especial o Professor Pedro que devido a sua agenda dificilmente nos visita e esperamos que aconteça muitos outros momentos como este.

BY ALEX

Exemplo de Projeto Intedisciplinar já desenvolvido na escola

Essa postagem refere-se a uma atividade proposta na disciplina "Gestão do Currículo", do curso "Gestão e Avaliação da Educação Pública".

PROJETO INTERDISCIPLINAR: CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO
ÁREAS: LINGUAGENS E CÓDIGOS E CIÊNCIAS HUMANAS

_ Período: 08 a 25 de setembro de 2009.

_ Público alvo: alunos do ensino médio.

_ Objetivo geral:
Incentivar a produção textual.

_ Objetivos específicos:
Promover uma ação interdisciplinar.
Aguçar a visão crítica dos alunos sobre o próprio país.
Incentivar a pesquisa como forma de aquisição real de conhecimentos.

_ Metodologia e desenvolvimento:
08 a 11/09: Exposição do conteúdo “O Senado Federal” pelos professores de História e solicitação de pesquisa sobre o assunto.
14 a 18/09: Solicitação e apreciação das dissertações produzidas pelos alunos. A escolha será feita pelos professores de Língua Portuguesa.
21 a 25/09: Escolha do texto final a ser enviado para a Secretaria de Educação. A seleção será feita pelos PCAs de Linguagens e Códigos.

_ Avaliação:
A participação (facultativa) na segunda parte do concurso (dissertação) renderá, além de conhecimento, notas de participação a tais alunos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SIMPLES ADJETIVOS



A meditação, prática tão difundida no mundo oriental leva-nos a paz, mudança, aprendizado, disciplina.
E viver em harmonia nos leva a termos saúde, que segundo a OMS, é: a organização e a interação física, emocional e espiritual.
E o que isto tem haver conosco?
Tudo. Se não vejamos.
Nossa valorização no trabalho passa pela dedicação e compromisso para que alcancemos o sucesso. Temos que assumir nossas responsabilidades com confiança e consciência, pois o estado de espírito chamado de felicidade é momentâneo, porém podemos preservar este estado por mais tempo com amor, alegria e principalmente com sabedoria.
Quando pensamos em sabedoria associamos a inteligência. E ambas caminham juntas.
Hoje em dia os testes psicológicos e psicotécnicos de avaliação do quociente de inteligência (Q.I.), já estão ultrapassados, em desuso. O ser “inteligente” é aquele que consegue o discernimento e o autocontrole do quociente emocional (Q.E.). Quando aprendemos a controlar nossas emoções temos a compreensão e a conscientização de nossas ações.
O grande desafio do educador do século XXI – o século do conhecimento – é o nosso crescimento interpessoal.
Os conhecimentos são processados pela inteligência. Segundo Howard Gardner, o ser humano tem sete tipos diferentes de inteligência: verbal, matemática, espacial, musical, corporal, intrapessoal e interpessoal. Todos têm estas inteligências, que se complementam. Mas alguma entre elas é preponderante em cada pessoa.
Em situações de afetividade, prazer ou stress costuma-se ancorar na forma de inteligência que lhe é predominante.
A comunicação é a mais básica e vital de todas as necessidades, depois da sobrevivência física. Mesmo para se alimentar, desde os tempos primitivos, os homens precisaram se entender e cooperar uns com os outros, através da comunicação interpessoal.
O que uma pessoa pensa, a sua conversa consigo mesma (inteligência intrapessoal), é muito importante, mas não é o bastante para uma boa comunicação. O que realmente importa, para que o conhecimento não fique no fundo do oceano da mente, é a capacidade de transmitir as nossas mensagens, os nossos pensamentos e sentimentos.
Segundo o Dr. Lair Ribeiro, conhecimento é poder em potencial: só se torna poder quando comunicado ao Universo e transformado em ação.
Para quem ainda está se perguntando o que “Simples Adjetivos” tem haver com a prática pedagógica, vou tentar esclarecer um pouco mais.
Não é só de palavras que a comunicação se estabelece. Na verdade, a palavra representa 7% da capacidade de influência entre as pessoas. Não estou dizendo que as palavras não são importantes.
Antes da palavra, para comunicar-se bem você precisa formar uma estrutura que dê mais poder à sua comunicação. Segundo as pesquisas neurolingüísticas, o tom da voz e a fisiologia, que é a postura corporal representam 38% e 55%, respectivamente, deste poder.
Conclusão. Quanto mais a educação se faz através de palavras, menos comunicativas as pessoas ficam. O entusiasmo pessoal e a união desse tripé – palavra, tom de voz e fisiologia são os ingredientes para se fazer diferente no saber.
Então, se ensinamos só com a palavra o aprendizado não é satisfatório. A participação e a liberdade que damos aos nossos alunos para que eles interajam em nossas aulas é fundamental para a prosperidade e o amadurecimento de nossas ações.
A inteligência interpessoal, ou seja, o relacionamento com nossos alunos quando é feito com sinceridade, respeito e satisfação, começamos o chamado sincronismo de ações em nossa sala de aula.
Pois na minha humilde opinião a perfeição não existe nem neste mundo físico e nem. . . Mas se nós nos comprometermos a mudar as atitudes e fizer uma mediação entre nossas ações atingiremos nossos objetivos e as metas traçadas pela educação.
E para quem está pensando que esqueci da palavra pontualidade, será que não fui pontual como meu “prazer de casa”?

ESCLARECIMENTO: Foi feito um desafio aos professores presentes que de forma criativa reproduzissem as palavras ditas sobre a avaliação dos trabalhos do dia 22/01/2003 sobre Práticas Pedagógicas, e acabei por produzir este texto. (as palavras são estas que estão em negrito e vermelho)
Alexsandro Sales Capibaribe (23/01/2008)

TEXTO ESCRITO NA SEMANA PEDAGÓGICA

Alexsandro Sales Capibaribe (23/01/2008)
BY ALEX

PARA CONSEGUIR UMA BOA NOTA NO ENEM 2009

Atualidade. O aluno deve buscar informações de jornais, revistas, da televisão e da Internet.

Revisão. É importante revisar as provas aplicadas nos anos anteriores. O tipo de questão que cai no Enem não costuma variar muito de um ano para outro.

Raciocínio. Decorar nomes e fórmulas vai adiantar pouco.

Exercício. Faça muitos exercícios e tire todas as dúvidas com os professores.

Atenção. Na hora de responder a prova, leia com calma os enunciados das questões, que costumam ser longos. Avalie bem as alternativas, porque elas são parecidas.

Gráficos. A prova costuma usar gráficos. Treine bastante para não ter dificuldades de interpretá-los corretamente.

Matemática. A dica é para questões de porcentagem e matemática financeira, com temas do dia-a-dia. Outro tema provável é análise combinatória e geometria, com cálculos de figuras planas, como retângulos e quadrados.

Biologia. A prova exige mais uma compreensão geral sobre os assuntos da atualidade. Atenção para temas como biotecnologia, engenharia genética, clonagem e poluição.

Química. Aposte em temas ambientais, como o Protocolo de Kyoto e o “boom” do petróleo, que podem ser cobrados em vários aspectos - histórico, geográfico, químico, etc. Não esqueça de saber o que é pré-sal!!

Física. A prova costuma cobrar fórmulas simples. Um tipo de questão de pode cair é dar uma conta de luz e pedir para o aluno calcular quanto vai pagar de energia elétrica no fim do mês. Para isso, basta usar uma regra de três.

História. Terrorismo e a importância do papado para o cristianismo são alguns dos assuntos que podem cair na prova. Estude também a Era Vargas, principalmente na questão das leis trabalhistas, cuja reforma está sendo proposta atualmente.

Geografia. Temas atuais são os mais cotados. Leia tudo sobre: o Protocolo de Kyoto e a repercussão da recusa dos Estados Unidos em assinar o tratado; a questão da água, sob o aspecto da escassez do recurso e a transposição do Rio São Francisco; a questão indígena.

Português. Os enunciados costumam trazer “pegadinhas”. As regras gramaticais são bastante cobradas.

Boa sorte a todos os estudantes que realizarão a prova do Enem 2009.


BY ALEX.


DIVAGAÇÕES DE UM BIÓLOGO

O QUE VOU FAZER COM A RAZÃO
SE TUDO GERA EMOÇÃO
EM ONDAS MENTAIS POSSO SEGUIR
E FAZER DINAMITE COM PENSAMENTOS
O CAMINHO É UM SÓ
DESUMANO SÃO AS SINPSES DE MEU CEREBRO
LEMBRAR? TALVEZ.
MEU METABOLISMO ANDA DISRITMADO
QUEM TEM PRESSA NÃO SE INTERESSA
O CORPO AINDA É POUCO
ASSIM VOU DILARECENDO
EM MINHAS VEIAS A MIOPIA
MIINHTFSA O PEUG HD
ENDEDERÃO? POUCOS.
A FRASE NÃO É SEM SENTIDO
APENAS DIVAGAÇÕES DE UM MUNDO
SE .... MYSELFT
E UIVANDO SINTO A PRENSENÇA
EM MINHA CARNE
E ARTICIPIO DE MINHA SOLIDÃO EM VÃO.....
E O FUTURO ESPELHA A MINHA E TUA GRANDEZA
MEDOS DE TUDO E NADA
E ASSIM VIVEREI... E SE QUISERES VIVEREMOS
E MONÓICO OU DIÓDICO AINDA ESTOU AQUI
E SE QUISER ME TER TEM O CHÃO EM CRATERAS
SOB A LUZ DA IMAGINÇÃO(PALAVRA QUE NÃO GOSTO)
E DENTRO DA ALMA SABEREMOS LAVAR....
AGORA O QUE FAL?
TE FAZER FELIZ... DE METABOLISMO, DE SINAPSES E DE MITOSES & MEIOSES
E SE A ALMA FOR VIDA... QUE ELA ME RESPONDA.

BY ALEX

AOS MEUS CAROS ALUNOS !!!!

A vida é como a natureza,
Acontece de forma dialética,
É marcada pelos antagonismos,
Por conflitos entre os contrários.

Quando a chuva molha o chão,
Sementes se metamorfoseiam em plantas,
O cinza se veste de verde, o mundo fica colorido,
Rosas se abrem em pétalas, receptivas ao beijo das abelhas.

Do chão fertilizado brota o alimento, e com ele a vida,
A vida acompanha o verde, e o verde os caminhos das águas,
Contudo, nem sempre a fartura é eterna,
O sol causticante e sedento bebe cada gota de água.

A epiderme da terra se enche de rugas, perde a beleza,
As flores definham, das rosas só sobram os espinhos,
Os ninhos, berços da vida, ficam vazios, perdem o sentido,
Onde antes existia uma cachoeira, agora só há o abismo.

Um dia quase que de repente, a chuva rejuvenesce a terra,
As cicatrizes se fecham, a relva fica macia, as cores se espalham,
Na selva o belo é o verde, as folhas sussuram murmúrios ao vento,
A neblina nas colinas, o mundo que some no meio da névoa, fica a imaginação criativa.

Assim também é a vida repleta de contrastes,
Momentos de extrema alegria e de profundas tristezas,
Grandes realizações, satisfação plena, muitas vitórias,
Incontáveis frustrações, angústia, solidão, inúmeras derrotas.

Riso contagiante, situações engraçadas, atitudes hilariantes, boas piadas,
Choro emocionado, olhar nostálgico, vazio interior, um horror,
Comportamento insensato, egocêntrico, individualista, exibicionista,
O mundo é só seu e exclusivamente seu, você é o máximo, quanta soberba.

O espelho é o seu principal amigo, ao qual se prende como Narciso,
A adrenalina é o sentido da vida, quanta emoção, tão pouca razão,
E por que isso, para que tudo isso, quais caminhos seguirá?
Não é no ter que se encontra a felicidade, mas no jeito de ser.

Por que usar o artifício da mentira se o mentiroso se torna prisioneiro de sua própria mentira?
A verdade liberta, recupera a dignidade perdida, resgata a credibilidade agonizante,
Há de existir identidade entre o ato de pensar e o de agir, coerência de valores,
Não se deve sentir vergonha de falar sobre os que não se teve vergonha de fazer.

Devemos fazer da autenticidade uma meta a ser conquistada, a ser atingida,
E especialmente os jovens que estão descobrindo o mundo, seus mistérios e segredos,
O despertar das emoções, algumas vezes avassaladoras, estonteantes, reconfortantantes,
Não se deve ir ao pote dos prazeres como um sedento viajante perdido no deserto.

Não vulgarize os sentimentos, os relacionamentos, com “ficamentos”,
A beleza do mundo não se encontra nele, mas na sensibilidade de quem o admira,
Nunca duvide de si mesmo, concretize suas potencialidades,
Faça de sua mente uma oficina de projetos, e de sua vontade os instrumentos de realização.

Nossa personalidade se constróia com a soma de nossas atitudes,
Se agirmos com seriedade, se somos honestos, sinceros, seremos respeitados,
Procure crer em Deus, Jesus, Alá, Jeová, Buda, na vida, no amor, no ser humano, mas creia,
Faça de sua fé um instrumento de união, de irmandade, de solidariedade.

Cuidado com o fascínio das drogas, elas lhe dão a ilusão de intenso prazer,
Com o intuito de viver intensamente hoje, você pode está destruindo o seu amanhã,
A prenda observando o erro dos outros, seus pais são os seus melhores amigos, saiba escutá-los,
Não faça um grande mal a você mesmo, aprenda a se amar.

O vestibular é apenas um detalhe de sua história, um importante detalhe, mas só um detalhe,
Ao escolher sua profissão faça-o com toda a sua intuição aliada à razão,
Qualquer profissão é digna e poderá realizá-lo plenamente se você gostar do que faz,
Independentemente de qual seja seu trabalho, procure realizá-lo da melhor maneira possível.

Em síntese, o que cada um de nós procura é ser feliz, hoje e sempre,
Quando sentimos saudades de alguém ou de uma circunstância da vida significa que fomos felizes,
Quanto mais você souber amar mais será amado e lembrado por seu caráter,
Acredite que você poderá construir um mundo melhor e todas as forças positivas se interligarão para fazê-lo melhor.


BY ALEX

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DESTAQUES NO SPAECE - 2008


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, diretores escolares e gestores educacionais um quadro da situação da Educação Básica na rede pública de ensino.

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala, que avalia as competências e habilidades de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

O conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o Estado, produzindo resultados por aluno, turma, escola, município e CREDE. Ao mesmo tempo, os indicadores servem de base à implementação de políticas e de novas e criativas práticas pedagógicas nas escolas e municípios que se valem das informações produzidas. O SPAECE constitui-se numa ferramenta essencial para promover o debate público e favorecer a promoção de ações orientadas para a democratização do ensino, e capazes de garantir a todos igualdade de oportunidades educacionais.
A E.E.M. Monsenhor Catão Porfírio Sampaio teve como destaque 9 alunos com melhor desempenho acadêmico no SPAECE 2008 e foram premiados com um microcomputador pelo Governo do Estado, conforme a Lei Nº 14.483, de 08 de Outubro de 2009.
Alunos Premiados:
- George Jô Bezerra Sousa
- Jadson Vasconcelos Lira
- Renan Costa Sales
- Hortência Magalhães Ferreira
- José Ribamar Mesquita Araújo
- Madson Douglas Xavier da Silva
- Talyta Vaz Lima
- Calebe Smith Bastos Sampaio
- Francisco Artur Barbosa Araújo
O Núcleo Gestor e Professores Parabenizam todos vocês pelo empenho e dedicação nos seus estudos e deseja a todos os nossos alunos que em 2009 tenhamos não só 9 destaques mas 90!!!!!!!!!!!
BY ALEX

terça-feira, 17 de novembro de 2009

EXEMPLO DE INTERDISCIPLINARIDADE

ESTA POSTAGEM É PARTE INTEGRANTE DO CURSO GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA - CAED
SEGUE A ATIVIDADE PROPOSTA POR NOSSO TUTOR, DE CRIAR UM PROJETO INTERDISCIPLINAR.
Alimentação Saudável: Projeto a ser realizado em 2010 pelas disciplinas de Química, Geografia, Biologia e Inglês, utilizando o Tablóide.
A seguir, caracterizo as diferentes ferramentas selecionadas pelos professores para a realização de nosso projeto interdisciplinar.

O Tablóide

O Tablóide é uma ferramenta que permitirá a cada turma criar de um a três jornais coletivos. Cada jornal terá 8 páginas A4 e será impresso em gráfica depois de pronto.
O Construtor de Páginas

O Construtor de Páginas permitirá que cada aluno, ou cada grupo de alunos, crie um site com muita facilidade, com os modelos do Portal da escola (que será criado em 2010). Ele também permitirá que os alunos importem suas páginas criadas no seu editor de html predileto. Deste modo, trata-se de uma ferramenta que permitirá a usuários inexperientes criarem e publicarem suas páginas, e também oferecerá liberdade de criação para usuários mais experientes. Os sites criados no Construtor de Páginas do Portal virá com assinatura automática, o que garante à escola sempre saber quem criou cada página que é publicada através do Construtor.
A Linha do Tempo

A ferramenta Linha do Tempo possibilitará a alunos e professores criarem linhas do tempo on-line com textos, imagens e até sons. Nesta linha, primeiramente o usuário criará seus eventos, ícones e títulos, já os associando a uma data. Criados os eventos, basta solicitar a criação da linha e ela será gerada automaticamente. O usuário é informado do seu URL e pode escolher se deseja criar uma senha de acesso ao seu trabalho. O professor também terá acesso às produções dos seus alunos pelo portfólio da turma, no link das produções de cada aluno.
Por que nossos professores escolherão ferramentas do Portal da Escola?
Disponibilidade e motivação dos alunos - Necessidade de preparar alunos para o uso da tecnologia - Segurança Tecnológica - Incentivo ao uso.
A Organização

Todos os trabalhos envolverão um longo período de planejamento, organização entre as equipes de professores e diferentes atividades dos alunos. Nenhum trabalho se limitará à simples produção dos alunos com uso do recurso tecnológico.

Para elaborar o Tablóide da Alimentação Saudável, em 2010, os alunos saberão do projeto desde o início do ano. De fevereiro a agosto terão a tarefa de ir reunindo o material para o seu jornal, além de fazer pesquisa em língua materna e estrangeira. O jornal será escrito somente em setembro. A essa altura do ano letivo, os alunos já terão muito conteúdo para apresentar ali. Será criado um Tablóide por turma. Suas oito páginas serão divididas entre as áreas que participarem do projeto. Sendo assim, cada professor será responsável pela produção de um número determinado de páginas com os seus alunos.

Apresentação do recurso tecnológico aos alunos

Outro elemento que todos os projetos terão em comum será o momento da apresentação da ferramenta para os alunos. Com isso, os professores terão a segurança de que todos os alunos possuirão os conhecimentos técnicos mínimos necessários para realizar o seu trabalho. Em alguns casos, os próprios professores apresentarão as ferramentas aos alunos; em outros, pedirão que a equipe do LEI (Laboratório de Educação em Informática) realize essa demonstração. Essa apresentação da ferramenta aos alunos sempre terá a duração de uma aula.
É necessário mostrar as ferramentas aos alunos por diferentes motivos. Não são todos os alunos, mesmo em escolas particulares, que dominam a tecnologia como se imagina para conseguirem produzir sites de maneira independente, por exemplo. Deste modo, é necessário garantir que os alunos menos experientes não sejam prejudicados em um trabalho interdisciplinar pela falta de conhecimento técnico. Oferecer apoio ao aluno nesse sentido é reconhecido como tarefa da escola, principalmente quando existe a recomendação de que utilizem uma ferramenta do portal da própria escola.
Uso do laboratório de informática

Dependendo da disponibilidade do laboratório e de aulas em cada uma das disciplinas participantes do projeto, eles serão finalizados na escola ou em casa. O Tablóide da Alimentação Saudável será todo produzido pelos alunos da escola. Serão necessárias 5 aulas de laboratório com cada turma. O Portal irá oferecer a possibilidade dos usuários do Tablóide produzirem seus jornais a qualquer momento, de fevereiro a setembro.
Avaliação dos trabalhos finais

A avaliação dos trabalhos finais contará com um facilitador. Os trabalhos estarão disponíveis on-line e os professores poderão acessá-los no momento que for mais conveniente, sem ter que esperar o colega terminar de ver e sem ter que correr para passar o trabalho para o próximo avaliador. As equipes criarão planilhas com critérios a serem observados em cada trabalho e, após todas as observações, os dados das planilhas serão reunidos.
Divulgação

Em termos de divulgação dos trabalhos finais, que também é esperado quando se trabalha com projetos, será feita uma ampla divulgação durante todo o ano letivo e culminará no mês de dezembro com a distribuição para a comunidade escolar do Tablóide, em solenidade realizada na própria escola. Com convidados e parceiros de nosso município.
O que os alunos aprenderão

Em termos das disciplinas, muitos dos coordenadores e professores ficarão empolgados ao observar como os alunos aprenderão de maneira mais contextualizada nos projetos interdisciplinares. Para produzir o Tablóide do projeto Alimentação Saudável, por exemplo, os alunos aprenderão que Química não envolve só cálculo, mas também escrita. Com isso, descobrirão como a escrita também é importante para a ciência. Também descobrirão que será necessário consultar um Atlas ou os livros de Geografia para produzir as notícias da seção de Química. O conhecimento deixará de ser compartimentado nessas áreas.
Ao pesquisar e escrever em língua estrangeira, os alunos também terão uma visão mais global do tema alimentação. É por isso que acredito que todos os trabalhos que envolvem interdisciplinaridade ajudam os alunos a aprender mais.
O que nós todos aprenderemos

Para promover a integração da tecnologia à educação é necessário disponibilizar ferramentas apropriadas para o uso na escola, incentivar o seu uso e oferecer apoio constante ao professor. Há muitos professores que buscam novas práticas pedagógicas, que já experimentaram abordagens pedagógicas interessantíssimas sem o uso de tecnologia. Eles precisam simplesmente de incentivo e segurança para desbravar novas áreas. É claro que também existem professores que se enveredam por descobrir a funcionalidade da tecnologia para o exercício da sua profissão por conta própria, mas estes são minoria. E, de qualquer modo, teriam de ter acesso a recursos tecnológicos para colocar seus sonhos em prática.

Uma parceria entre o Escola e o Portal certamente promoverá uma aceleração do uso de ferramentas tecnológicas no cotidiano escolar. Os professores terão consciência de que a ferramenta é deles e que os funcionários da escola e a consultoria do Portal estão ali para ajudar. Mais do que isso: como podem acessar os recursos de casa, chegarão a explorar as ferramentas por conta própria, com incentivo dos próprios colegas, sem que haja necessidade de momentos específicos de formação para a sua utilização. De qualquer modo, é importante promover esses momentos de formação de maneira rotineira, mesmo que seja com poucos professores, para ir lhes apresentando novas possibilidades de trabalho. Depois, um professor vai chamando o outro.

Por fim, também observaremos que é necessário acompanhar os trabalhos dos professores para descobrir que tipo de formação tecnológica é necessário para que aprimorem ainda mais os seus projetos. Também observaremos que é o momento de apresentar recursos tecnológicos de divulgação dos trabalhos dos alunos aos professores que realizam projetos com ferramentas on-line ou até de criar ferramentas que tornem essa divulgação mais automática.

Sendo assim, estará claro que a integração da tecnologia à educação se desenvolverá ano a ano em nossa escola. A cada ano letivo, observaremos que os projetos realizados no colégio se desenvolverá qualitativamente, envolverá mais professores, ficarão ainda mais organizados. As equipes de apoio ao professor também vão descobrir as necessidades do seu público e desenvolverá novas estratégias de formação para o uso da tecnologia. As ferramentas do Portal Educacional “ouvirão” o professor e evoluirão. É passo a passo, com recursos e apoio ao professor, que uma escola se reinventa.
O PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É APENAS UM EXEMPLO DE COMO PODEMOS UTILIZAR A INTERDISCIPLINARIDADE.
BY ALEX

Será a integração da tecnologia à educação um sonho?



Teoricamente, não existem mais dúvidas de que a tecnologia tem de fazer parte do cotidiano escolar. Os motivos para tanto também parecem estar chegando a um consenso entre os especialistas em tecnologia educacional. De um lado, são apresentados motivos práticos: se a tecnologia está disponível no mundo, quem não dominá-la será considerado um excluído digital. A escola não pode se furtar ao seu papel de democratizar o acesso e o conhecimento das novas tecnologias de informação e comunicação.

De outro ponto de vista, também são apresentados motivos pedagógicos para se defender a integração da tecnologia à educação: já é praticamente um consenso de que professores que utilizam as NTIC com seus alunos tendem a desenvolver práticas pedagógicas mais variadas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Esses professores tendem a desenvolver mais o papel de facilitador e de orientador e menos o papel de transmissor do conhecimento.

Um ponto, no entanto, em que ainda pairam muitas dúvidas é a respeito de como proceder para promover essa integração da tecnologia com o cotidiano escolar. É certo que é necessário formar professores e equipar as escolas. Mas as perguntas permanecem: que formação oferecer? Como equipar as escolas? Chega-se a perguntar se é possível oferecer os recursos e a formação necessários para atingir as necessidades educacionais do novo milênio.

Entendemos que, ao oferecer acesso a recursos tecnológicos dos mais variados e apoio ao professor a respeito de como utilizar tais recursos, muitas escolas estão conseguindo desenvolver suas práticas pedagógicas rumo à integração da tecnologia à educação sem que seja necessário se reinventar completamente. Os professores vão conhecendo os recursos, descobrem como eles podem ser úteis e desenvolvem suas práticas de um ano para o outro, baseados no conhecimento que já têm sobre o que é ensinar e aprender.

Também observamos na prática que, quando uma escola tem um portal educacional com ferramentas de pesquisa e de produção próprias para o uso escolar, os professores entendem que estas ferramentas são suas e passam a desenvolver os mais variados trabalhos com elas. Deste modo, a existência do portal na escola passa a ser um fortíssimo fator motivador para a integração das novastecnologias ao cotidiano escolar em larga escala e com qualidade.

Nosso blog ainda está muito tímido. Nossa intenção ao criá-lo foi que alunos alimentassem e atualizassem, contudo não tivemos um retorno esperado. eE creio que não está sendo utilizado esta ferramenta porque os alunos não foram motivados e treinados para isso. Na nossa gestão pretendemos - eu, o professor do LEI e mais um colaborador da comunidade - fortalecer nosso blog. Eu tenho, com mais dois amigos um blog onde postamos assuntos de nosso município e sobre educação, e para descontrair outros assuntos diversos. Este é o endereço e espero visitas e comentários - http://itapajeca.blogspot.com/ - . Este colaborador que irá resgatar o blog da escola, possui seu blog e segue o endereço para uma visita também - http://publivox.blogspot.com/ - . Se por acaso não consiguirem ecesso aos blog, deixem comentários no forum.
BY ALEX.

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA

ESTES PROJETOS TEM COMO OBJETIVO GERAL A INTERDISCIPLINARIDADE ESCOLAR E A PARTICIPAÇÃO DE NOSSOS EDUCANDOS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

Título: Projeto Bananeiras

Autores:

Fernando Luis Soares Barros¹
Renan Costa Sales¹
José Adriano Fernandes dos Santos²

1 Alunos do E. E. M Monsenhor Catão Porfírio Sampaio
2 Professor do E. E. M Monsenhor Catão Porfírio Sampaio

INTRODUÇÃO:

Planta completa quando se fala de aproveitamento, a bananeira é a herbácea que predomina no município de Itapajé. Produz um fruto riquíssimo em nutrientes, com uma variedade de especiarias em sua culinária, e possui um caule com fibras muito resistentes empregado para a produção de artesanato. Com relação à planta, em termos biológicos, ainda não se sabe o suficiente, para que a população tenha mais consciência e comece a consumir frutos orgânicos.

METODOLOGIA:

O trabalho será realizado por meio de pesquisas de campo e bibliografia, comprovados em laboratório. Observaremos a forma de produção de uma variedade de produtos (licor, culinária em geral e artesanato). Analisaremos o cultivo e se há alguma forma de produzir derivados da bananeira de maneira sustentável. Serão feitas visitas constantes aos fabricantes das vários produtos da banana, que se forem usados em parceria com o governo municipal podem causar uma verdadeira revolução na alimentação escolar. Vale apena ressaltar que todas as visitas, entrevistas, e aulas de campo serão devidamente arquivadas no caderno de campo e explicitadas no relatório.

RESULTADOS:

Após levantamentos e pesquisas, identificamos mais ainda a importância da banana orgânica, como fonte de alimento que se deve ao seu valor nutritivo, calórico e energético. Consumida em quase toda a sua totalidade na forma in natura, é parte integrante da nossa alimentação. A produção de iguarias tais como o licor, farinha, bolos, entre outros; da mesma forma que a confecção de utensílios: bolsas, porta-jóias, etc.; são formas distintas e viáveis, aproveitadas de recursos da bananeira introduzindo essas práticas há um mercado ecologicamente correto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Tendo em mente que o município tem boas condições para o cultivo da bananeira, resultando em uma grande disponibilidade de matéria-prima, tradição de cultivo e excedente produção favoráveis às agroindústrias. E sabendo que o mercado nacional, como o internacional, tem condição de absorver grandes quantidades de produtos, não fica difícil concluir que esta é uma cultura não só altamente desejável no presente, como também, com um futuro promissor pela frente. Esperamos que este trabalho contribua com a sociedade itapajeense, especialmente os estudantes que poderão ter uma melhor qualidade na refeição escolar.

Palavras-Chave: Bananeira - Merenda Escolar - Aproveitamento
BY ALEX

BIOLOGIA MOLECULAR - IOGURTE


AUTORES:

Iran Sousa Lima¹
José Wellison da Silva Borges¹
Maria de Fátima Dias Bezerra²
1 Alunos da E. E. F. M. Monsenhor Catão Porfírio Sampaio
2 Professor da E. E. M. Monsenhor Catão Porfírio Sampaio

INTODUÇÃO:

Durante a evolução, o leite exerceu um grande papel entre os mamíferos, a sobrevivência. Desde os primórdios, a principal função do leite é nutrir o filhote até que o mesmo tenha a capacidade de digerir outros alimentos. O leite é uma secreção de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. Apesar de sabermos que o mesmo é rico em substâncias esseciais para a formação do corpo, pouco se sabe sobre suas vantágens dentro do organísmo. É por esses e outro motivos, que decidimos focar nosso estudo em um forte derivado do leite: o iogurte.

METODOLOGIA:

Para a execução do projeto, foi feita a identificação dos principais compostos e minerais lácticos. Foram feitos esperimentos em todos os estágios lácticos existentes, produzindo derivados como o iogurte, queijo e qualhada. Foram catalogados todos os microorganismos os encontrados no leite e no iogurte. Onde levou-se em concideração as mais variadas formas de temperatura e tipos de microorganismos cultivados.

RESULTADOS:

Os resultados foram surpreendentes. Foram encontrados 13 tipos de bactérias lácticas, onde foram verificados todos os seus benefícios e rendimentos a saúde humana. Observou-se também, uma proliferação continua dos gêneros Lactobacillus e Streptococcus em todos os cultivos em estufa, onde a ocorrência é destacada pelos Lactobacillus com 74%, Streptococcus com 18% e outros microorganismos com 8%.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O estudo pode comprovar, uma gigante diversidade de vantagens para os consumítas de derivados láctico, principalmente no quesito saúde intestinal, mas o ponto de maior extraordinariedade, foi o estudo e cultivo de bactérias lácticas, fortificando ainda mais a importância dos mesmos para a digestão humana.

Palavra-chave: Leite – Iogurte - Derivados lácticos – Microorganismos – Fermentação
BY ALEX