segunda-feira, 26 de abril de 2010

Monsenhor Catão vacinado

No dia 26 de abril de 2010 a Escola Monsenhor Catão promoveu campanha de vacinação contra a Gripe H1N1. Foram aplicadas 119 vacinas em alunos e servidores de 20 a 39 anos.
A Influenza A H1N1 (comumente conhecida como Gripe Suína) é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A doença é causada pelo vírus influenza A H1N1, o qual representa o rearranjo quádruplo de cepas de influenza (02 suínas, 01 aviária e 01 humana).
A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Desde junho de 2009 a OMS elevou o nível de alerta de pandemia para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes.
Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.
A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói quaisquer microorganismos patogênicos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.

PROJETO HUMANIZAR

 

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Breve Histórico

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola de Ensino Médio Monsenhor Catão Porfírio Sampaio é uma escola pública de referência em qualidade de educação, que busca cada vez melhor atender a comunidade num resgate à cidadania, como marco referencial, além do conhecimento sistematizado.
Escola de Ensino Médio Monsenhor Catão 1928- 2010
Uma breve histórico”
1928- Só o que existia eram grupos de pessoas que, com muita dificuldade, tentavam aprender sem estrutura física de uma escola e sem recursos para um melhor aprendizado. Até então a escola existia com a denominação de Grupo Escola Monsenhor Catão Porfírio Sampaio.
1929 – por decreto do Governo do estado do Ceará passou a chamar-se Escola de 1] Grau, fato ocorrido em 17 de outubro de 1975, decreto de nº 11493.
1976 – A escola foi ampliada. Foram construídas mais três salas de aula , antes eram apenas cinco, com a ampliação ficaram oito salas.
1978 – Precisamente em fevereiro, início do ano letivo foram implantadas as séries terminais , pois antes o ensino era apenas da alfabetização à 4ª série. Deve-se esse fato à profª Mariá Forte da Silva Gomes, foi também nessa mesma década que a referida professora foi nomeada diretora, em substituição à profª Maria Luisa Pinto, que se aposentava.
Década de 80
Nessa década saiu a autorização ao reconhecimento da escola.
Autorização- Parecer 803/80 do Conselho de Educação do Ceará, publicado no Diário Oficial em 26 de dezembro do mesmo ano
1981- Saiu a primeira turma de concludentes do 1º Grau
1985– Reconhecimento oficial, aconteceu com o parecer do Conselho de educação do Ceará nº 234. Desde essa data a escola pôde experimentar certificados registrados aos alunos que concluíam o 1º Grau
1986- A escola recebe seis novos professores recém contratados. Com o crescente número de alunos mais uma vez a escola foi ampliada, ganhando mais três salas de aula.
1989 – A profª Mariá Forte da Silva aposenta-se como diretora da escola e assumiu em seu lugar a profª Maria José Gomes do Nascimento, após ser eleita pelos professores através do voto direto. Ainda no mesmo ano foi comemorado o cinqüentenário da escola. Foi uma festa que reuniu ex-alunos de várias décadas. Juntos eles patrocinaram vários melhoramentos à escola através de doações e presentes.
Década de 90
Década importantíssima para a escola, para a educação e para a população de itapajé que foi beneficiada com o crescimento constante desse estabelecimento de ensino.
1991 – A escola passou por uma reforma geral, do piso ao retelhamento, ganhou portas novas e as janelas de madeira foram trocadas por combogós.
1992 – Aposentou-se a vice- diretora Maria Marly de Castro, e em seu lugar foi nomeado para o cargo o profº Raimundo Nonato Bastos Lopes.
1995- houve ampliações de mais de duas salas de aula, com o objetivo da implantação do Ensino Médio. Foi nesse mesmo ano que teve início o 2º Grau na escola. As matrículas eram para o Básico, mas na verdade funcionavam os cursos pedagógicos e científico. No ano seguinte foram construídas mais duas salas deaula. A escola passou a chamar-se de Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Catão Porfpirio Sampaio, foi renovado o reconhecimento, estando apta a ministrar o Ensino de 1º e 2º Graus até 31/12.
1997 – Com recursos foi construído um espaço para reuniões, reforma de banheiros e sala dos professores
- Saiu a primeira turma de concludentes de 2º Grau
- A escola ganhou mais duas salas de aula
1998 – A escola recebeu vinte professores concursados para o 1º e 2º grau
- Foi implantado o ensino em ciclos
- Foi construído um banheiro para os professores e uma sala de leitura
- Houve eleição para diretores, na qual a profª Maria José Gomes do Nascimento foi reeleita.
- A escola recebeu um laboratório de informática com cinco computadores e impressoras.
2001 – A escola foi ampliada com mais duas novas salas de aula
- ampliação da secretaria
- Reforma da biblioteca ( sala de multimeios)
2003 – Finalmente a escola ganha sua tão esperada quadra de esporte
- A escola ganha mais alguns professores aprovados por concurso
2004- A escola passa por um novo processo de eleição para diretores, desta vez o diretor eleito foi o profº Francisco de Assis Saraiva Sales.
2005- Através de recursos arrecadados na comunidade escolar, a escola ganha uma sala multifuncional.
- Construção dos vestuários da quadra
- 2006- A escola ganha um novo Laboratório de informática com 22 computadores
- Reforma da sala dos professores
- A escola ganha um Laboratório de Ciências com equipamentos modernos
2007- Construção de estacionamento coberto para motos
- Com recursos arrecadados na comunidade escolar a escola ganha circuito de câmeras nos corredores da escola
2008 – A escola passa por nova eleição para diretores, o diretor eleito foi o profº Alexsandro Sales Capibaribe.
2009 – A escola passa a ser apenas de Ensino Médio
- Reforma no retelhamento e emadeiramento de sete salas de aula
- A escola ganha uma sala de recursos multifuncionais para alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
- A escola ganha acessibilidade com rampas e banheiros para portadores de deficiência
- Reforma da quadra
2010- Chega à escola a freqüência digital biométrica
- Implantado na escola o projeto Diretor de Turma em cinco turmas
- 10 alunos receberam computadores provenientes do desempenho no SPAECE 2008
- A escola recebe mais 11 professores oriundos do concurso de 2009...