Escola de ensino Médio Monsenhor Catão Porfírio Sampaio.
Projeto A Estatística na nossa vida.
Turmas 3°anos – Professor José Renato Mota Sousa
Início do projeto: 21.02.2010
Tempo de duração do projeto: um mês.
Tempo de duração do projeto: um mês.
JUSTIFICATIVA
O interesse surgiu através dos conceitos de Estatística. A Estatística estar presentes em nossa vida, em tudo, com maior ou menor complexidade. Perceber isso é compreender o mundo a nossa volta e poder atuar nele. Em casa, nas ruas, nas várias profissões, na cidade, no campo, nas variadas culturas, o homem necessita contar, calcular, comparar, medir, localizar, representar, interpretar, etc., e o faz informalmente, a sua maneira, com base em parâmetros do seu contexto sócio-cultural. É preciso que esse, saber informal, cultural, se incorpore as atividades oferecidas na escola diminuindo essa distância.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar, através de atividades diversificadas como: pesquisas, trabalhos coletivos,software interativo (Rived) dentre outros , conhecer melhor a história da Estatística, suas aplicações em nossas vidas, a ligação dos números com a alfabetização, escrita e leitura de mundo, adotando uma postura positiva, ou seja, desenvolver sua capacidade de construir conceitos e procedimentos, formulando e resolvendo problemas por si mesmo e, assim, aumentar sua auto-estima e perseverança na busca de soluções para problemas individuais e coletivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entender o surgimento da estatística na história da civilização humana e a sua necessidade;
Perceber a utilização dos números como interligação com a escrita e alfabetização nos procedimentos diários, compreendendo melhor o mundo e atuando melhor nele;
Pensar, relacionando idéias, estimulando curiosidades, espírito de investigação e criatividade na solução de problemas;
Observar sistematicamente a presença dos números no dia-a-dia: (quantidades, números, medidas, tabelas e gráficos, previsões, dentro do seu entendimento);
Construir relações da escrita com os números em aprendizagens coletivas e individuais;
Construir o significado de número através de contagens, medidas, códigos, etc. explorados em diversos contextos e situações-problema.
Contextualizar todo este estudo com enfoque na construção da leitura e da escrita;
Desenvolver com compreensão, procedimentos de cálculos (mental, por estimativa, por arredondamentos);
Possibilitar debates entre a profunda importância da Estatística na vida humana;
Utilizar tabelas e gráficos para coleta de informações organizá-las e interpretá-las;
Formular e resolver problemas levando em conta suas etapas de resolução: compreensão do problema; elaboração de planos, estratégias e resultados;
Comunicar idéias numéricas de diferentes formas: oral, escrita, por tabela, diagramas, gráficos.
Reconhecer que os números trouxeram progressos e benefícios a humanidade em todas as áreas e aspectos e continua evoluindo através dos tempos.
Reconhecer que os números trouxeram progressos e benefícios a humanidade em todas as áreas e aspectos e continua evoluindo através dos tempos.
HIPÓTESES
Os números surgiram da necessidade dos seres humanos em se organizarem melhor e viver melhor. Na pesca, na plantação, nos dias, criaram símbolos Hindu-arábicos. Também existem os números romanos que não podem ser utilizados para contagem, mas para a localização de tempo e lugar. Os números fazem parte de tudo em nossa vida e sem eles não conseguiríamos nos organizar, seria tudo mais complicado. Os grandes cientistas em suas descobertas usam da Estatística, dos cálculos necessários para uma criação.
ATIVIDADES
Conhecer o surgimento e a evolução dos números na civilização humana por meio da Estatística;
Mobilização da comunidade escolar e da comunidade comum um todo ,por parte dos alunos, para o sucesso deste projeto;
Conhecer e utilizar e o quadro valor lugar, outros materiais de contagem, usados desde os primórdios dos tempos;
A evolução dos números através dos tempos por meio da Estatística e onde é utilizada: na medicina, na vida em família, orçamentária e nas mais variadas áreas humanas;
Utilização dos números para a alfabetização, contagem de letras nas palavras e a interligação dos números e letras.
Com o recurso do data show fazer a culminância do projeto ;
PESQUISAS, ENTREVISTAS E VISITAÇÕES
Pesquisas em livros, de campo, entrevistas sobre o assunto;
Pesquisas em internet;
Trabalhos em grupo para resolução de problemas matemáticos diversos envolvendo a Estatística;
Contextualização desse estudo com enfoque na construção da leitura e da escrita;
Atividades individuais e coletivas com gráficos, tabelas;
Utilização de gravuras, pesquisas de campo entre outras atividades diversificadas para poderem interagir, compreendendo assim o assunto proposto;
RECURSOS
Vídeos, pesquisas, trabalhos em grupo, entrevistas, conversa com pessoas nas quais eram o foco da pesquisa, sobre as questões referentes ao projeto.
3 comentários:
Esse trabalho foi de grande esforço, mais também de grande satisfação para mim e creio que para todos os que participaram...
Oi seu Zé!
||||||||||
Postar um comentário