Projeto Redações


Uma luta bem sucedida
Na atualidade, podemos perceber uma forte influência feminina na nossa sociedade. Pois a mulher vem conquistando cada vez mais o seu espaço, minimizando ou até mesmo excluindo todo e qualquer preconceito que possa existir.
Cansada de maus tratos e de ser menosprezada, a mulher decidiu se revelar e se reinventar, para que assim, mostrasse toda a sua capacidade e em muitas ocasiões, soberania sobre os homens. Porém, esse feito nem sempre existiu. A mulher, em outra época, era sinônimo de casa e filhos, e isso para muitas delas era visto como uma obrigação que era imposta desde a infância por meio de familiares. Obrigação na qual não lhes davam muito prazer, exceto pelos filhos, pois elas os amavam.
O homem não tinha o devido respeito pela mulher, até mesmo pela ignorância de não fazer idéia da real capacidade feminina que é contida em toda mulher. Entretanto, eles precisavam delas e tinham que, de alguma forma, conquista-las. Por isso, os homens não podiam excluir totalmente a mulher da nossa sociedade, ou iriam perdê-las. Então aos poucos e com várias lutas vencidas, a mulher pôde mostrar o seu lugar na sociedade.
Depois de ver todo o potencial da mulher, o homem se obrigou a banir o preconceito e aceitar os fatos incontestáveis de que a mulher não é menor que o homem.
Os dias mudaram, e a mulher deixou de ser submissa ao homem para poder realmente ditar e concretizar suas opiniões, de modo que influencie algo e não seja ignorada, assim como era antes da evolução.
Diante de todas essas mudanças na sociedade, pode-se afirmar que o preconceito contra a mulher, está cada vez mais minimizando, e que o poder torna-se cada vez mais feminino.
Com o poder feminino vieram vários benefícios, não só para as mulheres, mas para os homens também, que com isso passaram a entender e aceitar o que viria a ser: o começo de uma sociedade diferente, não só nos seus integrantes, mas nas suas atitudes.
No entanto, a mulher precisa conquistar ainda mais seu espaço, para que exclua de vez todo o preconceito, e só assim, poder se desfazer do sofrimento que possa vir á lhe causar, para que não ocorra de o homem voltar no tempo e refazer todas as idéias insensatas e sem coerência.
Artur Sousa - 3º G 


Preconceito: principal fator que gera desigualdade social entre brancos e nagros.

O histórico do preconceito contra os negros é decorrente principalmnte de sua condição de escravos quando foram trazidos a países da américa. Há mais de um século da libertação os negros brasileiros continuam lutando pela liberdade e cidada-nia.
O Brasil é o segundo país que concentra a mair população negra do mundo e também onde os negros permanecem ocupando a mais baixa posição na pirâmide social.Otermo exclusão é o que mais traduz a condição em que se encontra o povo negro no Brasil.
Segundo o IBGE(instatuto brasileiro de geografia e estatística) em anos anteriores, os indicadores mostraram que a taxa de imortalidade entre cianças negra e pardas no Brasil é dois terços superior à população branca da mesm idade. Em outras palavras, até cinco anos, elas têm 67% mais chance de morrer do que uma criança branca. Na área educacional em 1997, segundo o IBGE, 18% da população brasileira é analfabeta, sendo que entre os negros este percentual sobe para 35,5%, enquanto na população branca é de 15%.
em todos os níveis educacionais a participação dos brancos é nitidamente superior a participação dos negros. Podemos observar essas desigualdades no acesso ao emprego, aos direitos mínimos de cidadania e na participação do poder. Atualmen-te a maioria das pessoas pardas e negras têm preconceito consigo mesma, devido as desigualdades que existem e a exclusão que elas sofrem.
Apesar de o Brasil ter 65 milões de negrros há muitas injustiças contra eles . Os negros são a maioria dos analfabetos, dos salários mínimos, nas prisões, nas favelas e subempregos e são a minoria nas faculdades e entre os em presários. Se conhecermos todas as contribições e realizações já realizadas pelos negros deixaria-mos de excluílos, mas a falta de informações nos torna ignorantes e incapazes de perceber o quanto estamos sendo indiferentes ao criticá-los.
Nos dias atuais podemos ver o quanto os negros têm capacidade de vencer na vida, por exmplo: O homem mais poderoso do mundo é negro, presidente da maior potência mundial é negro, melhor apresentadora da tv dos Estados Unidos é negra.Esses são algumas das conquistas realizadas por eles.
Temos que reconhecer que o preconceito contra eles têm minimizado bastante, hoje em dia vemos negros atuando em telenovelas , jornais e ocupando cargos importantes mesmo que sejam uma minoria em relação aos brancos.
Devemos lutar pela ascenção social da população negra para que se consiga a igualdade para isso temos que acabar com o maior obstáculo que eles enfrentam a discriminação racial que existe em nossa sociedade.
Francisco Madson – 3º G