segunda-feira, 26 de abril de 2010

PROJETO HUMANIZAR

 

4 comentários:

EEM MONSENHOR CATÃO PORFIRIO SAMPAIO disse...

PROJETO HUMANIZAR:
UM OLHAR CUIDADOSO SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA COMUNIDADE MONSENHOR CATÃO

JUSTIFICATIVA:
Como escrever sobre um projeto Humanizar na Escola se são seres humanos todos os que freqüentam a mesma? Não seria uma afirmação um tanto descabida humanizar o que já é humano? Creio que não. Estamos numa época de desumanização do ser humano. A era da competitividade, a era de levar vantagem em tudo, inclusive dentro da Escola.
Vamos começar pela Escola-prédio, um lugar frio, um lugar que se repete desde sempre. Paredes frias, carteiras, cadeiras, quadro ora negro, ora verde, ora branco ou mais moderno, mas um quadro na parede que se pinta a cada dia com a informação vencida, com a didática da cópia e da repetição. Um quadro que se apaga a cada hora e a cada hora se escreve para a cópia do pensamento fragmentado e desarticulado.
Depois, vem a Escola-diretor-coordenador, sujeitos na busca da aproximação da finalidade da escola – local de aprender a aprender, aprender a ser, entre tantos outros aprenderes - que estão sempre disciplinando, planejando e comunicando, cuidando para não ficar apenas guardando nas gavetas os planejamentos que nunca virão a ser.
A Escola-professor às vezes regida pelo medo da violência, do palavrão, pela violência da falta de limites vinda do próprio berço. O professor que pula de escola em escola até que o saldo dê para pagar as contas ao fim do mês e, cansado, ele abdica do planejamento, do acompanhamento de cada aluno porque isso é coisa que ele não pode fazer. São tantos os alunos, como conhecê-los? Há ainda o professor que, tendo exercido sua Profissão durante o dia, complementa seu ganho dando umas aulinhas. Pobre professor! Ou pobre Brasil?
A Escola-aluno é mesmo uma escola a ser construída. Perdemos a referência do que vem a ser esse espaço. O aluno está sempre louco para que cheguem as férias, para que o feriado seja emendado, que a aula termine o mais rápido possível. Que lugar é esse que afasta o bem querer de quem mais o deveria querer? Que espaço frio e desumanizado é esse? Onde está o ser humano na escola? Que lugar frio... Que lugar fértil para ser replantado...
Humanizar a Escola é começar a tratar como humanos aqueles que a fazem, sim. A Escola é espaço de construção. Recriar o espaço físico com outra arquitetura, humanizar a gestão humanizando o gestor, humanizar o professor e assim, encantar o estudante, esse eterno aprendiz. Aprendizes, também, os gestores e os professores. A Humanização transformará a Escola num espaço de ensinos e de aprendizagens. Então, todos os ENENS e todos os SPAECES e VESTIBULARES serão apenas para medir o real e nunca o ensaio para a falsificação do resultado final. Além desses dados ainda contamos com um crescimento populacional desordenado, famílias desestruturadas, um grande distanciamento de Deus, evidencias que explicam os sucessivos acontecimentos não comuns à uma sociedade que luta pelo desenvolvimento político social e econômico de seu povo.
Diante desse quadro, faz-se necessário a conscientização critico-social dos nossos alunos como forma de mudar essa realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos vivendo numa escola humanizada, lugar de gente cultivando gente, transformando espaços, formando o agora e o sempre no viver e não ter a vergonha de ser feliz, como canta Gonzaguinha.

EEM MONSENHOR CATÃO PORFIRIO SAMPAIO disse...

É melhor tentar e falhar, que preocupar-se em ver a vida passar.
É melhor tentar ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver”
Martin Luther King

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=NbxHROwFnY0

Unknown disse...

Tempo de Pessoas Especiais
Vitória! Sucesso! Grande Conquistas!
A evolução da humanidade é pontilhada por inovações extraordinárias! Fantásticas realizações!
Cada conquista humana é o resultado do trabalho e do esforço de pessoas comuns:
atletas, técnicos, artistas, inventores, empresários, e trabalhadores das mais variadas origens e profissões.
Pessoas comuns que nesta busca têm seus momentos de cansaço, dúvida e incertezas, até se questionando se o esforço vai valer a pena, mas, que superam estes momentos e não desistem.
E é exatamente isso
que transforma essas pessoas comuns em
PESSOAS ESPECIAIS.
Por Angelica Sousa