terça-feira, 17 de novembro de 2009

BIOLOGIA MOLECULAR - IOGURTE


AUTORES:

Iran Sousa Lima¹
José Wellison da Silva Borges¹
Maria de Fátima Dias Bezerra²
1 Alunos da E. E. F. M. Monsenhor Catão Porfírio Sampaio
2 Professor da E. E. M. Monsenhor Catão Porfírio Sampaio

INTODUÇÃO:

Durante a evolução, o leite exerceu um grande papel entre os mamíferos, a sobrevivência. Desde os primórdios, a principal função do leite é nutrir o filhote até que o mesmo tenha a capacidade de digerir outros alimentos. O leite é uma secreção de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. Apesar de sabermos que o mesmo é rico em substâncias esseciais para a formação do corpo, pouco se sabe sobre suas vantágens dentro do organísmo. É por esses e outro motivos, que decidimos focar nosso estudo em um forte derivado do leite: o iogurte.

METODOLOGIA:

Para a execução do projeto, foi feita a identificação dos principais compostos e minerais lácticos. Foram feitos esperimentos em todos os estágios lácticos existentes, produzindo derivados como o iogurte, queijo e qualhada. Foram catalogados todos os microorganismos os encontrados no leite e no iogurte. Onde levou-se em concideração as mais variadas formas de temperatura e tipos de microorganismos cultivados.

RESULTADOS:

Os resultados foram surpreendentes. Foram encontrados 13 tipos de bactérias lácticas, onde foram verificados todos os seus benefícios e rendimentos a saúde humana. Observou-se também, uma proliferação continua dos gêneros Lactobacillus e Streptococcus em todos os cultivos em estufa, onde a ocorrência é destacada pelos Lactobacillus com 74%, Streptococcus com 18% e outros microorganismos com 8%.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O estudo pode comprovar, uma gigante diversidade de vantagens para os consumítas de derivados láctico, principalmente no quesito saúde intestinal, mas o ponto de maior extraordinariedade, foi o estudo e cultivo de bactérias lácticas, fortificando ainda mais a importância dos mesmos para a digestão humana.

Palavra-chave: Leite – Iogurte - Derivados lácticos – Microorganismos – Fermentação
BY ALEX

Nenhum comentário: