terça-feira, 24 de novembro de 2009

Projeto Semana da Alimentação

Essa postagem atende a uma atividade do curso "Gestão e Avaliação da Educação Pública", na disciplina de "Gestão do Currículo".


PROJETO SEMANA DA ALIMENTAÇÃO
ÁREA: INTERDICIPLINAR

Período

Um mês.

Público alvo

Alunos do ensino médio.

Objetivo geral

Divulgar a existência da Semana da Alimentação como data nacionalmente comemorada e proporcionar uma mudança de hábitos alimentares no adolescente e, indiretamente, nas famílias às quais pertencem.

Objetivos específicos

Sensibilizar os alunos quanto à necessidade de uma boa alimentação para uma vida saudável.
Alertar quanto aos prejuízos de uma má alimentação.
Promover, mediante pesquisas estatísticas, a conscientização dos jovens e, indiretamente, das famílias, sobre as consequências de maus hábitos alimentares.
Desenvolver nos adolescentes o senso crítico mediante informações quanto ao significado de termos como light, diet, calorias, entre outros.
Incentivar a prática da pesquisa, interpretação e produção textual.

Metodologia e desenvolvimento

Cada professor utilizará mecanismos específicos por série (que sejam pertinentes ao currículo) para desenvolver o projeto na respectiva disciplina conforme consta a seguir:
Física: Expor o conceito de caloria e como se determina (fórmula, constantes físicas e etc).
Biologia: Responder aos seguintes questionamentos: O que determina um alimento ser diet ou light? Qual a função da caloria no organismo humano, para que serve? O que são alimentos calóricos? Os alimentos são digeridos e armazenados em nosso corpo?
Química: Explanar em sala de aula quais substâncias são produzidas nas ações dos ácidos nucléicos sobre os alimentos que ingerimos.
Matemática: Realizar uma pesquisa estatística sobre os hábitos alimentares dos alunos. A quantidade de calorias consumidas e a energia que gastam nas atividades realizadas durante o dia (ou na semana)?
Língua Portuguesa: Confecção de cartazes após leitura de textos diferentes sobre alimentação saudável. Realização de passeio, tipo piquenique nas serras locais. Seminário sobre cardápio ideal para: hipertensos, diabéticos, gestantes, estudantes em véspera de concurso, esportistas e crianças.
Educação Física: Cartaz com os dez passos para uma alimentação saudável, distribuição de cartões sobre o benefício das frutas e amigo secreto com frutas.

Culminância

Será feita mediante debates e exposição de cartazes, produções textuais, seminários, gráficos, pesquisas entre outros na última semana do mês.

Avaliação

Todas as atividades desenvolvidas em sala de aula ou fora dela servirão para que os alunos sejam avaliados, já que o projeto os envolve de maneira direta nas disciplinas.
De forma menos metódica, durante o período e após ele, serão observadas as mudanças significativas nos hábitos alimentares dos jovens.

Nenhum comentário: