terça-feira, 17 de novembro de 2009

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA

ESTES PROJETOS TEM COMO OBJETIVO GERAL A INTERDISCIPLINARIDADE ESCOLAR E A PARTICIPAÇÃO DE NOSSOS EDUCANDOS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

Título: Projeto Bananeiras

Autores:

Fernando Luis Soares Barros¹
Renan Costa Sales¹
José Adriano Fernandes dos Santos²

1 Alunos do E. E. M Monsenhor Catão Porfírio Sampaio
2 Professor do E. E. M Monsenhor Catão Porfírio Sampaio

INTRODUÇÃO:

Planta completa quando se fala de aproveitamento, a bananeira é a herbácea que predomina no município de Itapajé. Produz um fruto riquíssimo em nutrientes, com uma variedade de especiarias em sua culinária, e possui um caule com fibras muito resistentes empregado para a produção de artesanato. Com relação à planta, em termos biológicos, ainda não se sabe o suficiente, para que a população tenha mais consciência e comece a consumir frutos orgânicos.

METODOLOGIA:

O trabalho será realizado por meio de pesquisas de campo e bibliografia, comprovados em laboratório. Observaremos a forma de produção de uma variedade de produtos (licor, culinária em geral e artesanato). Analisaremos o cultivo e se há alguma forma de produzir derivados da bananeira de maneira sustentável. Serão feitas visitas constantes aos fabricantes das vários produtos da banana, que se forem usados em parceria com o governo municipal podem causar uma verdadeira revolução na alimentação escolar. Vale apena ressaltar que todas as visitas, entrevistas, e aulas de campo serão devidamente arquivadas no caderno de campo e explicitadas no relatório.

RESULTADOS:

Após levantamentos e pesquisas, identificamos mais ainda a importância da banana orgânica, como fonte de alimento que se deve ao seu valor nutritivo, calórico e energético. Consumida em quase toda a sua totalidade na forma in natura, é parte integrante da nossa alimentação. A produção de iguarias tais como o licor, farinha, bolos, entre outros; da mesma forma que a confecção de utensílios: bolsas, porta-jóias, etc.; são formas distintas e viáveis, aproveitadas de recursos da bananeira introduzindo essas práticas há um mercado ecologicamente correto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Tendo em mente que o município tem boas condições para o cultivo da bananeira, resultando em uma grande disponibilidade de matéria-prima, tradição de cultivo e excedente produção favoráveis às agroindústrias. E sabendo que o mercado nacional, como o internacional, tem condição de absorver grandes quantidades de produtos, não fica difícil concluir que esta é uma cultura não só altamente desejável no presente, como também, com um futuro promissor pela frente. Esperamos que este trabalho contribua com a sociedade itapajeense, especialmente os estudantes que poderão ter uma melhor qualidade na refeição escolar.

Palavras-Chave: Bananeira - Merenda Escolar - Aproveitamento
BY ALEX

Nenhum comentário: