segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto SPE 2009

Projeto desenvolvido com todos os alunos da Escola Monsenhor Catão, era o antigo projeto "Amor à Vida", que já trabalhávamos na escola e que agora recebe um novo nome, e é desenvolvido em todas as escolas munipais e estaduais de forma interdisciplinar.


E. E. M. MONSENHOR CATÃO P. SAMPAIO

Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE

ITAPAJÉ-CE

2009

PERÍODO

De Setembro a Dezembro de 2009

PÚBLICO-ALVO

Alunos do Ensino Médio

JUSTIFICATIVA

As tradições acumuladas no antigo modelo de saúde escolar constituíram-se, frequentemente, em práticas de negociação de tarefas e custos, assim como em fonte de conflitos quanto às responsabilidades dos atores envolvidos. Como resultado, a escola vê-se hoje como depositária de inúmeras demandas sociais relativas às amplas parcelas da população e como cenárias quase exclusivas de acolhimento de crianças, adolescentes e jovens.

A abrangência e complexidade dos desafios a serem enfrentados vêm mostrando um novo caminho: o da articulação de políticas para valorizar as contribuições setoriais possíveis e necessárias, assim como a participação da sociedade civil, de forma que esse amálgama de capacidades, recursos e responsabilidades possa produzir transformações mais efetivas nas condições geradoras de vulnerabilidade das populações jovens.

Elementos da saúde e da educação estão presentes durante todo o desenvolvimento humano de maneira muito expressiva. São importantes no desenvolvimento biopsicossocial e na formação dos sujeitos sociais e políticos. As ações setoriais nesses campos têm mútuas repercussões e, assim sendo, a construção de políticas públicas integradas é condição indispensável para atualizar e renovar, de forma permanente, os significados fundamentais da educação e da saúde.

Nesse contexto a escola sente a necessidade de oferecer uma educação voltada à sensibilização dos educandos sobre a importância da prevenção como medida eficaz para minimizar a suscetibilidade dos adolescentes aos diversificados agravos à saúde.

OBJETIVO GERAL

Construir uma escola mais justa e solidária, compromissada com as várias funções sociais e políticas que ela deve assumir junto à sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Construir espaços de diálogos entre adolescentes, jovens, professores, profissionais de saúde e comunidade, visando ações além da dimensão cognitiva.

Propiciar condições para que os alunos possam explorar as distinções entre sexo e gênero reconhecendo as dimensões históricas e culturais desses conceitos.

Estimular a identificação das dimensões biológicas, afetivas e socioculturais das expressões da sexualidade na vida pessoal e social.

Sensibilizar os educandos sobre a importância do conhecimento no desenvolvimento de uma cultura preventiva e promoção da saúde.

Oferecer elementos para o conhecimento e a utilização do referencial da vulnerabilidade aplicado à prevenção de DST/AIDS.

Constituir uma rede integrada saúde-educação para colaborar na redução dos agravos à saúde da população jovem.

Subsidiar informações, propiciando reflexão e trocas de experiências sobre as drogas psicotrópicas e sobre a situação dos adolescentes e jovens que vivem no território, com relação ao uso de drogas.

Fomentar a participação juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores da realidade.

METODOLOGIA

No primeiro momento participaremos dos encontros mensais em parceria com a rede municipal para vivenciar as temáticas a serem trabalhadas na escola no determinado período.

Em seguida, socializar com o corpo docente da escola, nos planejamentos coletivos, as vivências e os materiais referentes ao tema a ser trabalhado, definindo como será feita a sensibilização junto aos educandos.

Criar um grupo de trabalho que envolva alunos, pais, professores e gestores para acompanhar e protagonizar o projeto dentro da escola.

Oferecer palestras interativas, depoimentos, materiais audiovisuais e concretos que abordem os temas que estejam sendo trabalhados no momento.

Desenvolver parcerias com a rede municipal, entidades filantrópicas e particulares com o objetivo de amenizar os problemas biopsicossociais pelos quais são acometidos os nossos alunos.

Expor para comunidade escolar através de peças teatrais, produções textuais, cartazes, panfletos, entrevistas, modelos estatísticos e outros, os resultados oriundos dos trabalhados desenvolvidos em sala de aula.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita pela observação dos trabalhos desenvolvidos na escola, pela participação e envolvimento dos alunos, professores e comunidade.

Pesquisa de satisfação junto aos alunos dos impactos ocasionados em suas vidas com a implantação do projeto na escola.

postado pela professora Roselinda F. Firmeza


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