terça-feira, 17 de novembro de 2009

EXEMPLO DE INTERDISCIPLINARIDADE

ESTA POSTAGEM É PARTE INTEGRANTE DO CURSO GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA - CAED
SEGUE A ATIVIDADE PROPOSTA POR NOSSO TUTOR, DE CRIAR UM PROJETO INTERDISCIPLINAR.
Alimentação Saudável: Projeto a ser realizado em 2010 pelas disciplinas de Química, Geografia, Biologia e Inglês, utilizando o Tablóide.
A seguir, caracterizo as diferentes ferramentas selecionadas pelos professores para a realização de nosso projeto interdisciplinar.

O Tablóide

O Tablóide é uma ferramenta que permitirá a cada turma criar de um a três jornais coletivos. Cada jornal terá 8 páginas A4 e será impresso em gráfica depois de pronto.
O Construtor de Páginas

O Construtor de Páginas permitirá que cada aluno, ou cada grupo de alunos, crie um site com muita facilidade, com os modelos do Portal da escola (que será criado em 2010). Ele também permitirá que os alunos importem suas páginas criadas no seu editor de html predileto. Deste modo, trata-se de uma ferramenta que permitirá a usuários inexperientes criarem e publicarem suas páginas, e também oferecerá liberdade de criação para usuários mais experientes. Os sites criados no Construtor de Páginas do Portal virá com assinatura automática, o que garante à escola sempre saber quem criou cada página que é publicada através do Construtor.
A Linha do Tempo

A ferramenta Linha do Tempo possibilitará a alunos e professores criarem linhas do tempo on-line com textos, imagens e até sons. Nesta linha, primeiramente o usuário criará seus eventos, ícones e títulos, já os associando a uma data. Criados os eventos, basta solicitar a criação da linha e ela será gerada automaticamente. O usuário é informado do seu URL e pode escolher se deseja criar uma senha de acesso ao seu trabalho. O professor também terá acesso às produções dos seus alunos pelo portfólio da turma, no link das produções de cada aluno.
Por que nossos professores escolherão ferramentas do Portal da Escola?
Disponibilidade e motivação dos alunos - Necessidade de preparar alunos para o uso da tecnologia - Segurança Tecnológica - Incentivo ao uso.
A Organização

Todos os trabalhos envolverão um longo período de planejamento, organização entre as equipes de professores e diferentes atividades dos alunos. Nenhum trabalho se limitará à simples produção dos alunos com uso do recurso tecnológico.

Para elaborar o Tablóide da Alimentação Saudável, em 2010, os alunos saberão do projeto desde o início do ano. De fevereiro a agosto terão a tarefa de ir reunindo o material para o seu jornal, além de fazer pesquisa em língua materna e estrangeira. O jornal será escrito somente em setembro. A essa altura do ano letivo, os alunos já terão muito conteúdo para apresentar ali. Será criado um Tablóide por turma. Suas oito páginas serão divididas entre as áreas que participarem do projeto. Sendo assim, cada professor será responsável pela produção de um número determinado de páginas com os seus alunos.

Apresentação do recurso tecnológico aos alunos

Outro elemento que todos os projetos terão em comum será o momento da apresentação da ferramenta para os alunos. Com isso, os professores terão a segurança de que todos os alunos possuirão os conhecimentos técnicos mínimos necessários para realizar o seu trabalho. Em alguns casos, os próprios professores apresentarão as ferramentas aos alunos; em outros, pedirão que a equipe do LEI (Laboratório de Educação em Informática) realize essa demonstração. Essa apresentação da ferramenta aos alunos sempre terá a duração de uma aula.
É necessário mostrar as ferramentas aos alunos por diferentes motivos. Não são todos os alunos, mesmo em escolas particulares, que dominam a tecnologia como se imagina para conseguirem produzir sites de maneira independente, por exemplo. Deste modo, é necessário garantir que os alunos menos experientes não sejam prejudicados em um trabalho interdisciplinar pela falta de conhecimento técnico. Oferecer apoio ao aluno nesse sentido é reconhecido como tarefa da escola, principalmente quando existe a recomendação de que utilizem uma ferramenta do portal da própria escola.
Uso do laboratório de informática

Dependendo da disponibilidade do laboratório e de aulas em cada uma das disciplinas participantes do projeto, eles serão finalizados na escola ou em casa. O Tablóide da Alimentação Saudável será todo produzido pelos alunos da escola. Serão necessárias 5 aulas de laboratório com cada turma. O Portal irá oferecer a possibilidade dos usuários do Tablóide produzirem seus jornais a qualquer momento, de fevereiro a setembro.
Avaliação dos trabalhos finais

A avaliação dos trabalhos finais contará com um facilitador. Os trabalhos estarão disponíveis on-line e os professores poderão acessá-los no momento que for mais conveniente, sem ter que esperar o colega terminar de ver e sem ter que correr para passar o trabalho para o próximo avaliador. As equipes criarão planilhas com critérios a serem observados em cada trabalho e, após todas as observações, os dados das planilhas serão reunidos.
Divulgação

Em termos de divulgação dos trabalhos finais, que também é esperado quando se trabalha com projetos, será feita uma ampla divulgação durante todo o ano letivo e culminará no mês de dezembro com a distribuição para a comunidade escolar do Tablóide, em solenidade realizada na própria escola. Com convidados e parceiros de nosso município.
O que os alunos aprenderão

Em termos das disciplinas, muitos dos coordenadores e professores ficarão empolgados ao observar como os alunos aprenderão de maneira mais contextualizada nos projetos interdisciplinares. Para produzir o Tablóide do projeto Alimentação Saudável, por exemplo, os alunos aprenderão que Química não envolve só cálculo, mas também escrita. Com isso, descobrirão como a escrita também é importante para a ciência. Também descobrirão que será necessário consultar um Atlas ou os livros de Geografia para produzir as notícias da seção de Química. O conhecimento deixará de ser compartimentado nessas áreas.
Ao pesquisar e escrever em língua estrangeira, os alunos também terão uma visão mais global do tema alimentação. É por isso que acredito que todos os trabalhos que envolvem interdisciplinaridade ajudam os alunos a aprender mais.
O que nós todos aprenderemos

Para promover a integração da tecnologia à educação é necessário disponibilizar ferramentas apropriadas para o uso na escola, incentivar o seu uso e oferecer apoio constante ao professor. Há muitos professores que buscam novas práticas pedagógicas, que já experimentaram abordagens pedagógicas interessantíssimas sem o uso de tecnologia. Eles precisam simplesmente de incentivo e segurança para desbravar novas áreas. É claro que também existem professores que se enveredam por descobrir a funcionalidade da tecnologia para o exercício da sua profissão por conta própria, mas estes são minoria. E, de qualquer modo, teriam de ter acesso a recursos tecnológicos para colocar seus sonhos em prática.

Uma parceria entre o Escola e o Portal certamente promoverá uma aceleração do uso de ferramentas tecnológicas no cotidiano escolar. Os professores terão consciência de que a ferramenta é deles e que os funcionários da escola e a consultoria do Portal estão ali para ajudar. Mais do que isso: como podem acessar os recursos de casa, chegarão a explorar as ferramentas por conta própria, com incentivo dos próprios colegas, sem que haja necessidade de momentos específicos de formação para a sua utilização. De qualquer modo, é importante promover esses momentos de formação de maneira rotineira, mesmo que seja com poucos professores, para ir lhes apresentando novas possibilidades de trabalho. Depois, um professor vai chamando o outro.

Por fim, também observaremos que é necessário acompanhar os trabalhos dos professores para descobrir que tipo de formação tecnológica é necessário para que aprimorem ainda mais os seus projetos. Também observaremos que é o momento de apresentar recursos tecnológicos de divulgação dos trabalhos dos alunos aos professores que realizam projetos com ferramentas on-line ou até de criar ferramentas que tornem essa divulgação mais automática.

Sendo assim, estará claro que a integração da tecnologia à educação se desenvolverá ano a ano em nossa escola. A cada ano letivo, observaremos que os projetos realizados no colégio se desenvolverá qualitativamente, envolverá mais professores, ficarão ainda mais organizados. As equipes de apoio ao professor também vão descobrir as necessidades do seu público e desenvolverá novas estratégias de formação para o uso da tecnologia. As ferramentas do Portal Educacional “ouvirão” o professor e evoluirão. É passo a passo, com recursos e apoio ao professor, que uma escola se reinventa.
O PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É APENAS UM EXEMPLO DE COMO PODEMOS UTILIZAR A INTERDISCIPLINARIDADE.
BY ALEX

Nenhum comentário: