Teoricamente, não existem mais dúvidas de que a tecnologia tem de fazer parte do cotidiano escolar. Os motivos para tanto também parecem estar chegando a um consenso entre os especialistas em tecnologia educacional. De um lado, são apresentados motivos práticos: se a tecnologia está disponível no mundo, quem não dominá-la será considerado um excluído digital. A escola não pode se furtar ao seu papel de democratizar o acesso e o conhecimento das novas tecnologias de informação e comunicação.
De outro ponto de vista, também são apresentados motivos pedagógicos para se defender a integração da tecnologia à educação: já é praticamente um consenso de que professores que utilizam as NTIC com seus alunos tendem a desenvolver práticas pedagógicas mais variadas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Esses professores tendem a desenvolver mais o papel de facilitador e de orientador e menos o papel de transmissor do conhecimento.
Um ponto, no entanto, em que ainda pairam muitas dúvidas é a respeito de como proceder para promover essa integração da tecnologia com o cotidiano escolar. É certo que é necessário formar professores e equipar as escolas. Mas as perguntas permanecem: que formação oferecer? Como equipar as escolas? Chega-se a perguntar se é possível oferecer os recursos e a formação necessários para atingir as necessidades educacionais do novo milênio.
Entendemos que, ao oferecer acesso a recursos tecnológicos dos mais variados e apoio ao professor a respeito de como utilizar tais recursos, muitas escolas estão conseguindo desenvolver suas práticas pedagógicas rumo à integração da tecnologia à educação sem que seja necessário se reinventar completamente. Os professores vão conhecendo os recursos, descobrem como eles podem ser úteis e desenvolvem suas práticas de um ano para o outro, baseados no conhecimento que já têm sobre o que é ensinar e aprender.
Também observamos na prática que, quando uma escola tem um portal educacional com ferramentas de pesquisa e de produção próprias para o uso escolar, os professores entendem que estas ferramentas são suas e passam a desenvolver os mais variados trabalhos com elas. Deste modo, a existência do portal na escola passa a ser um fortíssimo fator motivador para a integração das novastecnologias ao cotidiano escolar em larga escala e com qualidade.
Nosso blog ainda está muito tímido. Nossa intenção ao criá-lo foi que alunos alimentassem e atualizassem, contudo não tivemos um retorno esperado. eE creio que não está sendo utilizado esta ferramenta porque os alunos não foram motivados e treinados para isso. Na nossa gestão pretendemos - eu, o professor do LEI e mais um colaborador da comunidade - fortalecer nosso blog. Eu tenho, com mais dois amigos um blog onde postamos assuntos de nosso município e sobre educação, e para descontrair outros assuntos diversos. Este é o endereço e espero visitas e comentários - http://itapajeca.blogspot.com/ - . Este colaborador que irá resgatar o blog da escola, possui seu blog e segue o endereço para uma visita também - http://publivox.blogspot.com/ - . Se por acaso não consiguirem ecesso aos blog, deixem comentários no forum.
BY ALEX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário