segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto 150 anos do município de Itapajé

Este projeto foi desenvolvido pela Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias para comemorar e fazer um resgate histórico sobre o município de Itapajé, de forma interdisciplinar.

PROJETO SOBRE OS 150 ANOS DE ITAPAJÉ
Esta postagem atende a uma atividade do curso "Gestão e Avaliação da Educação Pública", na disciplina de "Gestão do Currículo".

E.E.M. MONSENHOR CATÃO PORFIRIO SAMPAIOATIVIDADE DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E LINGUA PORTUGUESA.
“ Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca...”
Eric Hobsbawm.

01 - TITULOITAPAJÉ 150 ANOS... NA ESCOLA
02 - JUSTIFICATIVA
Não é raro os alunos questionarem: por quê estudamos história? Qual a relação entre nossas vidas e os acontecimentos passados e distantes retratados nos livros de história?Com esses questionamentos percebemos a necessidade de ensinar história de modo que o aluno se sinta parte dela e principalmente se perceba como sujeito histórico.Compreendemos que através do estudo da história local o aluno pode desenvolver mais facilmente habilidades como: analisar, compreender, comparar, dentre outras habilidades extremamente importantes no estudo de história.Além de compreender conceitos como cultura, ideologia, identidade,estruturas sociais e relações de poder da história local.
A história local permite ao aluno, por exemplo, identificar as relações de poder ao estudar o conteúdo de Brasil Republicano e ao analisar histórias sobre os chefes políticos locais. Compreender que carnaval e futebol não sintetizam a identidade e a cultura nacional, mas essas múltiplas manifestações culturais também estão presentes na festa de padroeiro e na quadrilha de sua comunidade.
Em virtude das comemorações do 150º aniversário da cidade de Itapajé, acreditamos ser esse momento propício ao estudo, debate e discussão sobre a história de nossa cidade. Sendo esse conhecimento da história local de relevante importância.Pois a partir do momento em que o aluno desenvolve os conceitos e habilidades citados anteriormente, ele encontra sentido no estudo da história, resultando em uma aprendizagem eficaz da disciplina.

03 - PERÍODO DE EXECUÇÃO

01 a 03 de julho. Sala multifuncional
04 - OBJETIVOS
GeralConhecer a história local. Analisar o passado da cidade para compreender a cultura e identidade dos habitantes. Identificar costumes, conhecer o modo de vida, as relações de trabalho as dificuldades do cotidiano dentre outros aspectos da história do município.

Específicos
Analisar acontecimentos importantes;
Compreender o cotidiano dos moradores mais antigos, as relações de trabalho, a religiosidade e as relações de poder;
Compreender como era a sociedade itapajeense em décadas passadas, que mudanças ocorreram na cidade ao longo dos anos;
Refletir sobre as tecnologias usadas pelos moradores de gerações passadas e comparar com as que são utilizadas hoje.

05 – METODOLOGIACiclo de estudos através de fóruns e mesas redondas, com apresentação de trabalhos, livros e pesquisas monográficas que abordam aspectos da história do município por estudantes de história, professores ou memorialistas que pesquisam sobre a história local.

06 - RECURSOSCadernos, canetas;Câmera fotográfica;Caixa de som amplificada;
Microfone;Data show.
07 - CONVIDADOS/ TEMAS ABORDADOS

Nayra Michele- O caso Júlio Pinheiro.
Claudenizia – A chegada da luz elétrica na cidade
Paulo Mateus- mulheres e cotidiano
Patrícia Braga- Patrimônio histórico do município.
Ricardo Carneiro- história da cidade.
Carlos Augusto- libertação dos escravos
Cíntia Vasconcelos- indígenas da região.
Luciana Albano- a década de 40 em Itapajé.
Georgea – O Moreira.
Fabiana- Origem dos cemitérios e cruzes na estrada.

08 – AVALIAÇÃO

Tudo servirá de avaliação, isto é desde o comportamento dos alunos nos fóruns e mesas redondas realizadas até a sua participação, anotações e interesse pelos temas apresentados.


Postagem feita pela Professora Nayra Michele

Um comentário:

Unknown disse...

É muito interessante este projeto que foi desenvolvido pela Escola Monsenhor Catão. Espera-se que este trabalho contribua com a valorização da identidade histórica de cada sujeito que fazem parte do processo histórico do Município de Itapajé.