sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PARA CONSEGUIR UMA BOA NOTA NO ENEM 2009

Atualidade. O aluno deve buscar informações de jornais, revistas, da televisão e da Internet.

Revisão. É importante revisar as provas aplicadas nos anos anteriores. O tipo de questão que cai no Enem não costuma variar muito de um ano para outro.

Raciocínio. Decorar nomes e fórmulas vai adiantar pouco.

Exercício. Faça muitos exercícios e tire todas as dúvidas com os professores.

Atenção. Na hora de responder a prova, leia com calma os enunciados das questões, que costumam ser longos. Avalie bem as alternativas, porque elas são parecidas.

Gráficos. A prova costuma usar gráficos. Treine bastante para não ter dificuldades de interpretá-los corretamente.

Matemática. A dica é para questões de porcentagem e matemática financeira, com temas do dia-a-dia. Outro tema provável é análise combinatória e geometria, com cálculos de figuras planas, como retângulos e quadrados.

Biologia. A prova exige mais uma compreensão geral sobre os assuntos da atualidade. Atenção para temas como biotecnologia, engenharia genética, clonagem e poluição.

Química. Aposte em temas ambientais, como o Protocolo de Kyoto e o “boom” do petróleo, que podem ser cobrados em vários aspectos - histórico, geográfico, químico, etc. Não esqueça de saber o que é pré-sal!!

Física. A prova costuma cobrar fórmulas simples. Um tipo de questão de pode cair é dar uma conta de luz e pedir para o aluno calcular quanto vai pagar de energia elétrica no fim do mês. Para isso, basta usar uma regra de três.

História. Terrorismo e a importância do papado para o cristianismo são alguns dos assuntos que podem cair na prova. Estude também a Era Vargas, principalmente na questão das leis trabalhistas, cuja reforma está sendo proposta atualmente.

Geografia. Temas atuais são os mais cotados. Leia tudo sobre: o Protocolo de Kyoto e a repercussão da recusa dos Estados Unidos em assinar o tratado; a questão da água, sob o aspecto da escassez do recurso e a transposição do Rio São Francisco; a questão indígena.

Português. Os enunciados costumam trazer “pegadinhas”. As regras gramaticais são bastante cobradas.

Boa sorte a todos os estudantes que realizarão a prova do Enem 2009.


BY ALEX.


Nenhum comentário: