Essa postagem atende a uma atividade do curso "Gestão e Avaliação da Educação Pública", na disciplina de "Gestão do Currículo".
E.E.M. MONSENHOR CATÃO PORFIRIO SAMPAIO
ATIVIDADE DE BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMATICA E LINGUA PORTUGUESA.
PROFESSORA: KILVIA RAQUEL FERREIRA VASCONCELOS TABOSA
TURMAS: 2º ANO A, C e D
ATIVIDADE DE BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INFORMATICA E LINGUA PORTUGUESA.
PROFESSORA: KILVIA RAQUEL FERREIRA VASCONCELOS TABOSA
TURMAS: 2º ANO A, C e D
01- TITULO:
Aula Passeio no Parque Botânico de São Gonçalo do Amarante – Ceará
02- JUSTIFICATIVA:
A necessidade dos alunos relacionarem os conteúdos afins trabalhados em sala de aula, nas disciplinas de geografia, biologia e historia à realidade ecológica local, faz-se necessário levá-los a ter um contato direto com o meio afim de que possam compreender a interdependência dos componentes ambientais, valorizar e preservar o mesmo.
03- OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer a biodiversidade brasileira identificando a flora nacional e perceber a interdependência existente entre os componentes do meio ambiente.
Compreender a importância de se preservar o meio ambiente para manter o equilíbrio ecológico e assim favorecer a preservação da biodiversidade brasileira e reconhecer que o mau uso do meio pode causar danos irreparáveis à natureza e ao próprio homem.
04- OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Pesquisar o processo de formação do parque botânico de são Gonçalo do Amarante distinguindo a sua fundação e a importância sócio-cultural para a população do Ceará.
Verificar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada bem como características e hábitos alimentares;
Reconhecer o habitat natural de cada espécie observada associando-as com as regiões brasileiras;
Relacionar as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida;
Desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente tendo em vista que a sua própria vida está relacionada à preservação da natureza;
Compreender a importância do parque para a ação e reação do homem com a natureza;
Localizar no tempo o processo de mudanças estruturais feitas no parque;
05- METODOLOGIA:
Formar grupos de 10 alunos para que se possa fazer a visitação de forma organizada e dividir as responsabilidades entre os professores acompanhantes;
Entrevistar o administrador do parque sobre o histórico do Parque Botânico e sua importância para a sociedade cearense;
Entrevistar funcionários administrativos para ter acesso às informações sobre a fundação e mudanças realizadas no parque;
Pesquisar sobre a estrutura e funcionamento de outros parques;
Os alunos irão observar cada setor do Parque Botânico e anotar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada, bem como a região de origem.
Identificar os vegetais observados e relacioná-los ao ecossistema a que pertencem;
Reconhecer a interdependência das espécies para a manutenção da cadeia alimentar e a interrelação com os demais componentes da natureza;
Formar equipes para produzir material para exposição sobre a pesquisa realizada no parque Botânico ( na escola);
Realizar exposição do material produzido, no pátio da escola;
06- RECURSOS:
Bloco para anotações, canetas;
Câmera fotográfica;
Gravador;
Ônibus;
Sala de informática com internet e impressora;
Cartolina, papel madeira, cola, tesoura, pinceis;
Papel chamex
Dinheiro para revelar fotos;
Material para maquetes
Data show;
07- AVALIAÇÃO:
Equipe “A” – Pesquisar na internet, utilizando o Google (www.google.com.br), o modo de vida das plantas identificadas que são pertencentes a região nordeste e produzir cartazes;
Equipe “B” – Construir um mural com fotos e textos (produzidos pelos componentes da equipe) sobre o histórico do Parque Botânico.
Equipe “C” – Criar maquetes e/ou portfólios sobre a vegetação identificada reproduzindo o ecossistema a que pertencem.
Equipe “D” – Escrever poemas e parodias sobre a importância de se desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para a preservação das espécies;
Equipe “E” – Pesquisar nos site do IBAMA ( www.ibama.gov.br) a Campanha Nacional de Proteção à Fauna Brasileira). Elaborar um folden divulgando esta campanha e distribuir entre a comunidade escolar durante a exposição dos trabalhos;
Equipe “F” – Expor entrevista sobre a fundação, mudanças e importância social do Parque;
Equipe “G” – Pesquisar em revistas ou na internet, na página do Google, sobre a estrutura e funcionamento de outros parques e comparar com o Botânico.
Fazer uma feira ecológica no pátio da escola para divulgar os trabalhos para toda a comunidade escolar.
Um comentário:
Amei o Projeto👏👏👏👏
Postar um comentário